O mais novo na pista foi o menino Luan Gonçalves, de apenas cinco anos
No primeiro dia do mês de abril uma multidão de portovelhenses se reuniu para assistir e participar do I Campeonato de Skate promovido pela Prefeitura Municipal de Porto Velho. O evento, com muita adrenalina, foi realizado na praça do Skate Park, por intermédio do Departamento de Políticas Publicas para a Juventude da Secretaria Municipal de Ação Social da Família.
Foram realizadas 30 inscrições entre amadores e iniciantes. A competição teve inicio após a chegada do skatista profissional Marcus Cida que avaliou os participantes e distribuiu prêmios aos melhores manobristas, em primeiro lugar na categoria iniciante quem ganhou foi Ruan Soares e na categoria amador quem levou foi Bruno Pastore. Muitos foram apenas prestigiar o evento. O mais novo na pista foi Luan Gonçalves, de apenas cinco anos, que estava acompanhado do pai e do irmão, os três são acostumados a frequentar a praça para momentos de lazer em família.
Em nome do prefeito dr Hildon Chaves, o chefe de gabinete, Breno Mendes, prestigiou o campeonato e afirmou que esse tipo de evento é marcante para Porto Velho. “Embora seja uma modalidade já aprovada para a próxima olimpíada, ainda sofre discriminação. Estamos ajudando a desmistificar com a participação da população de qualquer idade ou gênero. Aqui temos crianças, jovens e adultos promovendo o esporte”.
Marcus Cida, convidado pela Associação dos Skatistas de Porto Velho, lembrou que “o skate vem crescendo muito e é o segundo esporte mais praticado no mundo. É muito importante ter espaços como esses para que os iniciantes possam praticar longe das ruas, em segurança. O skate é uma das maiores ferramentas de inclusão social, o incentivo da prefeitura em um evento como esse e na construção de pistas como essas, se faz muito importante pois ajuda a tirar o jovem da rua, do mundo dos crimes e das drogas. Costumo dizer que o skate é como a vida, a gente cai várias vezes mas uma hora cresce e aprende”
Um dos apoiadores foi o vereador Maurício Carvalho que foi representado pela irmã deputada federal, Mariana Carvalho. O evento contou ainda com a presença da diretora do Departamento de Políticas Públicas da Mulher, Gina Brito e o apoio da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbanismo e Serviços Básicos com a limpeza da praça e patrocínio do site de notícias Rondoniagora.com.
MÚSICA
As manobras radicais foram feitas ao som do grupo Essência Anônima, representado pelo rapper Fabio Carvalho popularmente conhecido como F2, que promoveu reflexões com suas músicas. “Assim como o skate e outros esportes o rap e a música também são resgates. Foquei meu trabalho e minhas músicas na região norte, mostro um lado do rap que ninguém conhece e poder apresentar nosso trabalho em um evento como esse é excepcional”.
Texto e fotos Comdecom
Add Comment