Brasil

Ministro da Educação descarta cancelamento do Enem 2025 após suspeita de vazamento

Exame Nacional do Ensino Médio,Enem

Resultados serão divulgados em janeiro de 2026; MEC anulou 3 questões após live realizada dias antes da prova com itens considerados idênticos

O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou nesta sexta-feira (21) que o Enem 2025 não será cancelado e que a divulgação dos resultados seguirá o cronograma oficial, com previsão para janeiro de 2026. A declaração foi feita por meio de um vídeo publicado nas redes sociais, em meio à polêmica envolvendo a suspeita de vazamento de questões do exame.

Segundo o ministro, a anulação de três itens da prova foi uma decisão técnica e preventiva tomada pelo Inep, com o objetivo de preservar a isonomia entre os candidatos e evitar qualquer prejuízo aos participantes.

“Quero tranquilizar cada um de vocês que fizeram a prova, assim como seus familiares, de que o Enem não será cancelado. O ruído gerado nas redes sociais, decorrente de uma live de um jovem que divulgou questões que poderiam ser similares às que caíram no Enem, levou o Inep a anular três itens com um único objetivo: garantir a prevenção e a isonomia”, afirmou Santana.

A controvérsia teve início na terça-feira (18), quando candidatos denunciaram um possível vazamento após a circulação de uma live feita por um estudante de medicina que teria “previsto” questões aplicadas no exame realizado no domingo (16). No mesmo dia, o Inep decidiu pela anulação de três perguntas consideradas semelhantes às divulgadas anteriormente.

Diante da repercussão, o Ministério da Educação confirmou também o acionamento da Polícia Federal para investigar o caso. A live, realizada cinco dias antes da prova de Matemática e Ciências da Natureza, foi apresentada pelo estudante Edcley Teixeira, que exibiu ao menos cinco questões consideradas praticamente idênticas às do exame.

O estudante afirmou ter participado da edição mais recente do Prêmio Capes Talento Universitário, voltado a alunos de graduação, e alegou que algumas questões utilizadas pela Capes seriam posteriormente incorporadas ao banco de itens do Enem. Segundo ele, as perguntas teriam sido memorizadas e posteriormente reproduzidas em seus materiais didáticos e transmissões online.

Apesar das suspeitas, o ministro reforça que não há indícios de comprometimento do exame em escala que justifique o cancelamento da edição 2025.

FONTE: SBT NEWS

FRNEWS TV: SENAR- Nosso Agro | Gestão do rebanho e sucessão familiar na Estância Mina Azul

PARCERIA

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E ACESSE NOSSO APLICATIVO NA NUVEM

COLUNISTAS

Acesse nossa Página do Facebook

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

  • Coluna Teia Digital por Silvio Persivo – Mercado reage à pesquisas eleitorais

    ABERTURA DA 3ª EXPOTURISMO RONDÔNIA 2026 A  abertura, em Porto Velho, da 3ª Expo Turismo Rondônia 2026 foi realizada nesta quinta-feira (8) no Complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré. A solenidade de abertura dirigida pelo do vice-presidente da Fecomércio-RO, Pedro Jucá de Oliveira, teve a participação do vice-governador de Rondônia, Sérgio Gonçalves; do superintendente […]