Instituído pela Lei Federal 1411/1951, o dia do Economista é comemorado desde o dia 13 de agosto de 1951. A referida Lei dispõe sobre a profissão do economista e as criações do Conselho Federal de Economia, com sede na Capital Federal, e os Conselhos Regionais de Economia. Para ser considerado economista, o profissional precisa de formação superior em Ciências Econômicas, bem como o registro em um dos Conselhos Regionais.
Portanto, o dia de hoje é especial! Pois celebra os profissionais que dedicam suas vidas a entender e melhorar o dia a dia das pessoas, das empresas e, porque não dizer, dos governos em todas as suas esferas, sejam municipais, estaduais ou federal. É um momento para reconhecer a importância do trabalho desses especialistas, que com sua análise crítica e visão estratégica, contribuem para o desenvolvimento de políticas públicas e privadas.
Os economistas são verdadeiros detetives dos números, capazes de desvendar os mistérios da inflação, das taxas de juros, do emprego, da renda, do crescimento econômico e demais indicadores que refletem o estado geral da economia do país. Eles são os arquitetos das soluções para os desafios econômicos globais, locais e setoriais.
Neste dia, queremos homenagear a dedicação e o talento desses cientistas sociais que possuem papel de extrema importância para o bem-estar da sociedade. Que a paixão por números e a habilidade em analisar tendências continuem inspirando cada um a criar soluções inovadoras que proporcionem qualidade de vida às pessoas e às organizações.
Parabéns, economistas! Que seu trabalho seja reconhecido e valorizado, e que vocês continuem a fazer a diferença no mundo!
Júlio Cezar Ramos Nogueira
Presidente do CORECON/RO


























Add Comment