Este é um grande e real problema. “Para opor uma liberdade interior ao absurdo e à violência é necessário ter recebido uma educação” (Emmanuel Lévinas).
MUNICÍPIOS EM SITUAÇÃO COMPLICADA
Numa audiência realizada ontem, quarta-feira (19), na sede do Tribunal de Contas (TCE-RO), com representantes do Ministério Público de Contas (MPC-RO) e da Associação Rondoniense dos Municípios (Arom), além de 26 prefeitos e técnicos municipais, foram debatidos assuntos relativos ao cenário econômico-financeiro que tem predominado nos municípios de Rondônia. O presidente da Arom, Jurandir Oliveira, e outros gestores municipais relataram ao conselheiro presidente Edilson de Sousa, ao conselheiro Paulo Curi Neto, ao procurador-geral do MPC, Adilson Moreira, e ao secretário executivo da Secretaria Geral de Controle Externo (SGCE), Francisco Barbosa, sua preocupação em relação ao quadro crítico e as dificuldades financeiras pelas quais passa a maioria dos municípios. Entre outros pontos, foi destacada a queda sofrida ao longo do atual exercício relativamente à arrecadação municipal, bem como o corte no quantitativo de repasses, como os dos Fundos de Participação dos Municípios (FPM) e de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais de Magistério (Fundeb). Por se tratar, para a grande maioria, do último ano de mandato, aliado ao risco do enquadramento em processos político-administrativos e até penal-criminal, por não cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), os gestores solicitaram ao TCE e ao MPC para levar em consideração os problemas enfrentados pelas administrações municipais.
DETRANS DO NORTE DISCUTEM PARCERIAS
Os representantes dos Departamentos Estaduais de Trânsito de Rondônia, Acre e Pará iniciaram ontem, quarta-feira (19), reunião técnica para debater temas comuns e trocar experiências. O evento foi aberto no auditório Jerônimo Santana, no Palácio Rio Madeira, pelo governador Confúcio Moura, que disse que “A parceria contribui para reduzir custos e solucionar problemas que afetam os estados, ao mesmo tempo em que rompe o isolamento dos estados amazônicos”. A reunião técnica de integração de ações relacionadas ao trânsito prossegue hoje, quinta-feira (20) e amanhã, sexta-feira (21), e também faz parte das comemorações dos 30 anos de criação do Detran de Rondônia. Para Confúcio, Rondônia, Acre e Pará são vizinhos que agora começam a estabelecer parcerias para debater questões de interesse comum. Com o Acre, disse ele, Rondônia tem aproximação muito maior a partir de entendimentos com o governador Tião Viana.
XX SEMANA DE HISTÓRIA
O Departamento de História da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) promoverá no período de 24 a 28 de outubro a XX Semana de História, com o tema Amazônia e suas representações. O evento acontecerá o Campus de Porto Velho. A programação contará com mesa redonda, minicurso, oficina e sessão de comunicação livre. Mais informações sobre o evento podem ser acessadas em http://www.historia2.unir.br/noticia/exibir/131.
ZPE DO CEARÁ É EXEMPLO DE SUCESSO
A única Zona de Processamento de Exportação (ZPE) em funcionamento no país, a do Ceará, começou a exportar em julho último e já conseguiu gerar quatro mil empregos diretos e mais 12 mil indiretos, segundo asecretária executiva Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE), Thaíse Dutra. O CZPE é um órgão colegiado do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC). Os postos de trabalho criados na ZPE (ou distrito industrial) do Ceará foram possibilitados pelo início das exportações da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), uma das quatro empresas instaladas na região. As atividades da CSP no distrito industrial contribuíram para um aumento de 12% do Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará em relação ao ano de 2011, quando o projeto de instalação da ZPE foi aprovado pelo governo. No PIB industrial do estado, essa elevação foi de 48%. “Em todo o período de construção da ZPE e da CSP, foram adquiridos mais de R$ 5,300 bilhões em materiais e serviços no mercado local, ou seja, no Ceará e em estados adjacentes”, acrescenta a secretária executiva. Todos os projetos que estão hoje instalados na ZPE do Ceará totalizam investimentos de US$ 6 bilhões.
PODE SER SURPREENDENTE
Continuo não acreditando nas pesquisas que aparecem por aí. Um dos fatores é o de que, nas conversas com eleitores, há uma enorme descontentamento com os dois candidatos. Muitas pessoas dizendo que votaram nulo ou em branco. Voto é coisa que, muitas vezes, se decide na hora, então, estou igual a São Tomé: só acredito vendo.
REGISTRO
Embora fosse esperada, de fato, não era esperada tão cedo a prisão de Eduardo Cunha. Segundo a Procuradoria, que pediu a prisão, o réu, mesmo despido de qualquer cargo, ainda representava risco para a instrução do processo. Se for por este caminho Lula e Dilma que se cuidem.
QUEDA DO VAREJO SERÁ MAIOR DIZ CNC
O volume de vendas do comércio varejista brasileiro no conceito restrito recuou 0,6% entre os meses de julho e agosto, descontados os efeitos sazonais, de acordo com a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), do IBGE. Com quedas de -4,8% e -1,8% nos segmentos automotivo e de materiais de construção, o varejo ampliado registrou o sétimo recuo do ano (-2,0% em relação a julho). Na comparação com agosto do ano passado, tanto o varejo restrito (-5,5%) quanto o ampliado (-7,7%) registraram desempenhos negativos neste mês em suas séries históricas. Embora a percepção de que a crise vem lentamente perdendo força, a reboque da suave desaceleração da inflação e da retomada gradual da confiança de consumidores e de empresários, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) revisou suas expectativas de queda do varejo restrito de -5,2% para -5,4% e do varejo ampliado de -9,4% para -9,5% ao final de 2016. Para os economistas da entidade, mesmo diante de expectativas menos desfavoráveis, dificilmente o varejo deixará de registrar seus piores resultados históricos.
Add Comment