Agentes cumpriram mandado de busca e apreensão contra homem suspeito de envolvimento na criação e divulgação de vídeo com informações falsas
A Polícia Federal (PF) realiza nesta quinta-feira (9) a Operação ‘Doação de Constantino’, contra um homem suspeito de envolvimento na criação e divulgação de um vídeo com informações falsas e caluniosas durante a campanha eleitoral nas eleições municipais de 2024.
Agentes cumpriram um mandado de busca e apreensão em Santa Maria, no Rio Grande do Sul. A ordem judicial foi emitida pelo Juízo Eleitoral de Garantias de Santa Maria.
A investigação busca identificar todos os responsáveis pela produção e disseminação do vídeo, além de possíveis cúmplices. Os crimes sob apuração incluem calúnia eleitoral, usurpação de função pública e disseminação de fake news, com penas que podem totalizar até cinco anos de prisão.
O nome da operação faz referência à ‘Doação de Constantino’, um documento medieval falsificado que alegava ser uma concessão do imperador romano Constantino I ao Papa Silvestre I, no século IV. A escolha do nome sugere uma analogia entre a falsificação histórica e a criação de notícias falsas no contexto eleitoral atual.
FONTE: SBT NEWS
Add Comment