As ordens judiciais foram expedidas pela 32ª Vara Federal da Seção Judiciária de Fortaleza
A Polícia Federal (PF), em parceria com a Interpol, realizou na manhã desta quarta-feira (4/12) a Operação Calábria, que investiga um esquema internacional de lavagem de dinheiro com ramificações no Brasil e na Europa. Foram cumpridos 19 mandados de busca e apreensão em Fortaleza, Eusébio e Aquiraz, no Ceará, além de Natal, no Rio Grande do Norte.
A operação teve início após uma notícia-crime enviada pela Guardia di Finanza, polícia financeira da Itália, que identificou movimentações financeiras suspeitas entre italianos e brasileiros. Segundo as autoridades, os suspeitos têm conexões com uma das maiores organizações criminosas do mundo, com origem na Itália.
As investigações revelaram um complexo esquema que envolvia a criação e administração de empresas de fachada por contadores e advogados brasileiros. Essas empresas, muitas vezes registradas em endereços fictícios.
Facilitar a obtenção de cidadania brasileira e vistos de investidor para estrangeiros envolvidos no esquema.
Os crimes investigados incluem lavagem de dinheiro, falsificação de documentos, crimes financeiros e contra a ordem tributária. Caso condenados, os envolvidos podem cumprir até 30 anos de prisão.
FONTE: JORNAL DE BRASÍLIA
Add Comment