O CENTROGESTA. RO de Rondônia, comemorou na tarde desta Quinta Feira, dois anos de atividades em Rondônia, e reuniu mulheres atendidas pelo centro para a comemoração de seu aniversário.
Conforme a Médica Ginecologista- Obstetrícia Dra Rita de Cássia Ferreira, coordenadora do CENTROGESTA, e responsável pela implantação do Centro em Rondônia, que cuida de mulheres que apresenta quadro clinico de neoplasia trofoblástica gestacional (NTG), os trabalhos tem apresentados excelentes resultados, sendo que são atendidas aproximadamente 195 mulheres cadastradas, com o acompanhamento medico e psicológico em todas as suas fases, e o resultado são muitos gratificantes. Destacou que entre esse numero de atendimento consta mulheres da capital Porto Velho, do Interior de Rondonia, do estado do Acre e do Estado do Amazonas.
Segundo a Doutora Rita de Cassia a neoplasia trofoblástica gestacional (NTG) é um grupo de doenças trofoblásticas gestacionais que possui potencial maligno. Dentre essas doenças, destacam-se a mola hidatiforme persistente, mola hidatiforme invasiva, coriocarcinoma e tumor trofoblástico do leito placentar. A taxa de cura dessas doenças é alta e pode chegar até a 100% nos casos em que são descobertas precocemente. Citando que mulheres pensam estarem grávidas, Ed após exames clínicos constata-se serem portadoras de neoplasia trofoblástica gestacional (NTG).
Segundo a psicóloga Rose Brito, uma das coordenadoras do Centro, o mesmo funciona em uma sala do Hospital
de Base, e conta com o apoio da Direção do Hospital de Base Dr Ary Pinheiro, ns capital, sendo que o
CENTROGESTA é vinculado a Associação Brasileira de Doenças Trofoblástica Gestacional.
Conforme Rose, o atendimento é as quintas feiras, a partir das 14H00, sendo que não há necessidade de encaminhamento, mas sim uma analise do perfil do caso da mulher, para ver se ela se encaixa em caso de paciente com neoplasia trofoblástica gestacional (NTG), sendo feito uma triagem, depois deste passo a mesma é encaminhado para consulta com a Doutora Rita de Cássia.
Finalizando Rose falou que CENTROGESTA.RO, tem atendido mulheres que as procuram para atendimento e após serem atendidas se tornam amigas da equipe do Centro, tornando uma grande família, sendo que boa parte dos atendimentos são acompanhados pelos esposos.
Da Redação Folha.
Vejam Fotos da Festa
Add Comment