O objetivo é garantir a segurança das autoridades estrangeiras durante a cúpula do G20 que será realizada na capital fluminense
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicou um decreto na noite desta sexta-feira (8) para autorizar uma operação de GLO (Garantia de Lei e da Ordem) no Rio de Janeiro.
O objetivo é garantir a segurança das autoridades estrangeiras durante a cúpula do G20 que será realizada na capital fluminense.
O decreto prevê que as Forças Armadas serão empregadas no período de 14 a 21 deste mês.
O decreto prevê que os militares vão atuar no perímetro do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, onde serão realizados os eventos do G20, da Marina da Glória, do Monumento Estácio de Sá, dos locais de hospedagem das delegações dos chefes de Estado.
As forças também serão empregadas nas vias de chegada e saída entre o Aeroporto Internacional Tom Jobim e os locais de hospedagem, compreendidas a extensão da Rodovia Governador Carlos Lacerda (Linha Amarela), da Via Expressa Presidente João Goulart (Linha Vermelha) e das demais vias da zona sul e da zona oeste utilizadas no percurso.
Também haverá forças atuando no perímetro externo do Aeroporto Internacional Tom Jobim, incluídos os terminais de embarque e desembarque de passageiros, a Avenida 20 de Janeiro e a Estrada do Galeão, desde o Hospital da Força Aérea do Galeão até o entroncamento com a Linha Vermelha. E também da Linha Vermelha até o seu cruzamento com a Linha Amarela.
O texto ainda prevê a atuação nas águas jurisdicionais brasileiras de interesse da Cúpula de Líderes do G20, incluídas as águas interiores, em articulação com a Polícia Federal.
Add Comment