Uma explosão destruiu o foguete Falcon 9, da companhia SpaceX, durante teste de lançamento de rotina em Cabo Canaveral, na Flórida, nesta quinta-feira (1º).
O impacto da explosão fez tremer prédios a quilômetros de distância e gerou uma grande nuvem de fumaça preta. A explosão ocorreu antes das 9h do horário local no complexo 40, da Força Aérea dos Estados Unidos, durante um teste de rotina.
A SpaceX informou em comunicado que não houve feridos, mas que uma “anomalia” durante o teste estático resultou na perda do foguete e do satélite de comunicações israelense que seria levado para o espaço no fim de semana.
“Nossas equipes de gerenciamento de emergências estão respondendo agora”, disse o porta-voz, Bryan Purtell.
À NBC, a SpaceX afirmou que o foguete foi destruído, mas que ninguém se feriu.
“A SpaceX pode confirmar que, durante um teste, houve uma anomalia, resultando na perda do veículo e de sua carga útil. Não houve feridos”, disse Phil Larson por e-mail.
A SpaceX estava se preparando para seu próximo lançamento, agendado para sábado (3), para transportar o satélite Amos 6 para operadora de satélites israelenses Spacecom.
A empresa do empreendedor Elon Musk quer provar ao mundo que é possível fazer um foguete barato e reutilizável, embora venha sofrendo revezes desde que foi lançada em 2002.
No ano passado, um foguete da empresa explodiu no ar durante um voo à Estação Espacial Internacional (ISS). Por outro lado, Musk anunciou recentemente que a SpaceX pretende enviar cápsulas a Marte em 2018.
Fonte: UOL
Add Comment