Previsão é de recorde de frio; Rio Grande do Sul e Santa Catarina podem registrar fenômeno de chuva congelada
A primeira onda de frio de 2024 chega neste fim de semana. Com a passagem de uma frente fria, as temperaturas vão despencar mais de 10ºC no Centro-Sul do país. A Região Sul terá temperaturas abaixo da média, com previsão de geada.
As temperaturas previstas para São Paulo são máxima de 18°C e mínima 14°C, no sábado (25), e 16°C e 13ºC, no domingo (26).
“Vamos ter uma diferença bem boa na temperatura. Hoje a máxima não vai passar dos 27°C. Havia previsão de 31ºC, que foi atualizada, mas nos próximos dias vamos seguir com o cenário de frio. Até com chance para recorde duplo de temperatura no final de semana, quando a mínima e máxima registram as temperaturas mais baixas do ano”, afirma a meteorologista Stefanie Tozzo, da Climatempo.
A massa de ar frio de origem polar é a mais intensa no Brasil neste ano, segundo a Climatempo. A queda da temperatura será acentuada também em São Paulo, Rio De Janeiro, Sul de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, no oeste e sul de Mato Grosso. A friagem vai chegar até no Acre e em Rondônia.
Os recordes atuais são: 14,2°C em 19 de abril (menor temperatura do ano) e 19,1°C em 23 de março (menor temperatura máxima do ano)
A previsão é que o frio continue na próxima semana e durante o feriado prolongado de Corpus Christi.
A Climatempo alerta para a possibilidade de chuva congelada entre a noite desta sexta (24), e na madrugada de sábado (25) nas áreas mais elevadas (acima de 1000 m de altitude) da serra gaúcha e catarinense. As regiões mais prováveis de registrarem o fenômeno são São José dos Ausentes (RS), São Joaquim (SC), Urupema (SC), Urubici (SC) e Bom Jardim da Serra (SC).
A chuva congelada ocorre quando um floco de neve que sai da nuvem passa por uma camada de ar com temperatura positiva, mas depois congela novamente ao encontrar o ar gelado abaixo da base da nuvem.
Curitiba pode ter frio abaixo dos 10°C no fim de semana e deve bater recorde. A menor temperatura em 2024 é de 9,3°C em 19 de abril. Deve bater também o recorde de menor temperatura máxima. O atual é de 15,8°C, em 15/5,
Porto Alegre pode bater o recorde de menor máxima no sábado. O recorde atual é de 13,6°C, em 16 de abril. Assim como campo Grande (MS) também poderá registrar duplo recorde de frio no fim de semana.
FONTE: R7.COM
Add Comment