O atacante Gabriel Barbosa, artilheiro do Santos na temporada 2014, com 12 gols marcados, virou titular absoluto e “homem de confiança” do técnico Oswaldo de Oliveira. Para chegar a essa condição, Gabigol, como é conhecido, precisou deixar para trás três promessas santistas, Victor Andrade, Giva e Neilton, que receberam o status de sucessores de Neymar antes do atual camisa 7 da Vila Belmiro.
Neilton chegou a ser comparado a Neymar até pela imprensa europeia. Já Victor Andrade e Giva, ao lado de Gabriel, fazem parte dos atletas do Santos que tiveram suas preferências de compra cedidas ao Barcelona, da Espanha, devido ao convênio assinado entre os clubes na transferência de Neymar ao Barça na temporada passada.
Quase um ano depois, o trio perdeu espaço e viu Gabriel, o mais jovem entre eles, 17 anos, se firmar como titular na equipe principal do Santos. Neilton rejeitou todas as propostas de renovação contratual e deixará o clube após o término de seu contrato no final deste mês.
Victor Andrade só atuou em dois jogos do Santos neste ano, nenhum como titular, e também deve se despedir do clube em outubro, quando vence seu vínculo. Giva continua no elenco principal, mas só teve uma oportunidade com Oswaldo de Oliveira.
Enquanto isso, Gabriel ganhou espaço no elenco profissional do Santos e também nas categorias de base da seleção brasileira, já que sempre figura na lista de convocação do técnico Alexandre Gallo.
No entanto, a concorrência mais difícil a ser superada por Gabriel foi a briga pela titularidade com o atacante Leandro Damião, que chegou ao clube com moral devido ao seu recente sucesso no Internacional. O camisa 9, que carrega no currículo diversas convocações para a seleção brasileira, foi contratado por um valor que indicava a condição de titular absoluto – cerca de R$ 42 milhões.
Por causa de Damião, o jovem atacante foi deslocado para atuar em outras funções e chegou a ser o principal armador de jogadas do Santos durante a campanha do vice-campeonato paulista deste ano. Oswaldo iniciou o ano com o discurso que Gabigol teria que ganhar seu espaço aos poucos.
Hoje, Gabriel Barbosa é o atleta “mais titular” entre os atacantes santistas. Geuvânio e Leandro Damião já foram para o banco de reservas, enquanto Thiago Ribeiro, seu companheiro de ataque, também é contestado pela torcida pela falta de regularidade nos jogos.
O bom futebol apresentado por Gabriel já despertou o interesse de clube da Europa. Alguns empresários ligados a equipes da Alemanha estão no Brasil monitorando a revelação santista. Gabigol tem contrato com o Santos até 30 de setembro de 2015. A multa rescisória para o futebol exterior está avaliada em 50 milhões de euros ( aproximadamente R$ 153 milhões).
Add Comment