Tudo é uma coisa só. “O mundo não é anterior à nossa experiência. Nossa trajetória de vida nos faz construir nosso conhecimento do mundo-mas, este também constrói seu próprio conhecimento a nosso respeito. Mesmo que, de imediato, não percebamos, somos sempre influenciados e modificados pelo que vemos e sentimos” (Humberto Maturana & Francisco Varela).
PESCA EM PORTO VELHO
Nesta época do ano cresce, em especial nos finais de semana, o interesse das pessoas, inclusive de fora do Estado, pela pesca. Porto Velho apresenta diversos locais que atraem muito interesse seja na pesca esportiva ou amadora. Entre estes o lago de Samuel formado pela represa de Samuel, no rio Jamari, f entre o Km 55 e o Km 130 da BR 364, rico em tucunarés, piranhas pretas, apapás e cachorras – espécies ideais para isca artificial. O rio Jamari também oferece outras espécies como bicudas, jacundás, jatuaranas, pirapitingas, além dos peixes de couro como jaús, surubins, pintados e douradas. Outro local que é um pólo pesqueiro e de lazer é o rio Verde, afluente do rio Jamari, cerca de 2h30 de voadeira, a partir de Porto Velho, que possui bicuda, tucunaré, piranha preta, jacundá, cachorra, jatuaranas, pirapitingas e também os peixes de couro, mas, hora boa de pescar é sempre cedo.
PONTE DO ABUNÃ
Segundo anunciado pelo DNIT os pilares da ponte de Abunã já se encontram concluídos e deve começar, agora, a fase de preparação da sua base. A previsão é de a ponte, que terá uma extensão de 1.028 metros com 24 pilares de apoio, somente estará pronta em 2017, porém, os recursos para a continuidade já estão assegurados.
II EnEPA
O Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração (PPGMAD) e os Departamentos de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) promovem, no período de 4 a 6 de agosto, em Porto Velho, o II Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração da Amazônia (EnEPA). O II Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração da Amazônia possui como objetivo o debate e a troca de experiências entre pesquisadores, docentes, discentes de pós-graduação e discentes de graduação de Administração, Contabilidade e Economia. O tema desta edição “Gestão e Sustentabilidade na Amazônia” pretende debater a gestão dos recursos naturais, estudos sobre governança e arranjos organizacionais na Amazônia, inovações como alternativas para sustentabilidade, economia do meio ambiente e rural, contabilidade e controladoria, entre outros, que são temas de interesse da sociedade regional, nacional e global. Para mais informações, acesse http://www.enepa.unir.br/.
VAGA DO TRE-RO COM FORTE CONCORRÊNCIA
Nada mais, nada menos que oito advogados se inscreveram para concorrer à lista sêxtupla para vaga de membro titular do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO), representando a classe dos juristas. O processo de escolha dos seis nomes é conduzido pela Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO). A lista sêxtupla será definida em sessão do Conselho, ainda em data a ser marcada. Estão concorrendo os advogados Delson Fernando Barcellos Xavier (OAB/RO 795), Demetrio Laino Justo Filho (OAB/RO 276), Fernando Martins Gonçalves (OAB/RO 834), Ivaldo Ferreira dos Santos (OAB/RO 663-a), Jamyson de Jesus Nascimento (OAB/RO 1646), José de Arimatéia Alves (OAB/RO 1693), Leticia Botelho (OAB/RO 2875) e Paulo Rogério José (OAB/RO 383). A lista sêxtupla formada pela Ordem será enviada ao Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), para formar uma lista tríplice, de onde será escolhido o advogado para nomeação ao cargo de membro titular do TRE-RO.
AGENDA ECONÕMICA SERÁ PRIORIDADE DA CÂMARA
Eleito por ampla maioria, o novo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou que a prioridade de sua gestão será a agenda econômica do País. Em entrevista ao jornal O Globo, citou a renegociação das dívidas dos estados, o teto para gastos e a reforma da Previdência como os projetos mais urgentes. Afirmou ainda que o aumento de impostos não pode ser solução para o Brasil. Maia quer reorganizar a Câmara, ampliar o diálogo com todos os partidos, inclusive com a oposição, retomar o diálogo com o Senado, para retomar agendas em comum e para que não se aprove matérias que acabem engavetadas na outra Casa. Como marca de sua gestão, Maia cita a pacificação da Câmara, a recuperação da boa relação entre os poderes e, junto com o governo, a pauta da superação da crise econômica.
INTENÇÃO DE CONSUMO ESTÁVEL EM JULHO
A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) informou que o indicador que mede a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) ficou em 68,7 pontos em julho, estável ante junho, mas, 21% abaixo do registrado em julho do ano passado. O indicador vai de zero a 200 e números abaixo de 100 indicam insatisfação com o momento atual e baixa intenção de consumir. Na comparação com junho, embora quatro dos sete tópicos usados para cálculo do ICF tenham registrado alta em julho, na comparação com igual mês do ano passado, todos ainda apresentam recuo. As quedas mais expressivas foram observadas em nível de consumo atual (-34,5%); momento para duráveis (-31,3%); e perspectiva de consumo (-29,7%), em julho ante julho de 2015.
CNC PREVÊ QUEDA DE 5,6% NAS VENDAS
Alias, a CNC revisou a queda de 4,8% para um recuo de 5,6% na sua previsão para a variação anual de volume de vendas no varejo restrito em 2016. A estimativa de queda para o varejo ampliado, que inclui veículos e materiais de construção, passou de 9,4% para 10,6%. Para entidade, mesmo com a recente evolução mais favorável da inflação, o que eleva o poder aquisitivo, o cenário de consumo ainda sofre com contínuo encarecimento do crédito, a queda do emprego e os níveis ainda baixos de confiança dos consumidores.
Add Comment