E não sou só eu. “O mundo é um circo, a vida um espetáculo e ultimamente eu tenho sido o palhaço” (Ycaro Luã Andrade Souza).
PREFEITURA LANÇA CIDADE DIGITAL
A Prefeitura de Porto Velho anunciando o lançamento, amanhã, sábado (18), o projeto Cidade Digital, que oferece internet gratuita para a população em diversos pontos, inclusive residências, e interliga os sistemas de secretarias, escolas municipais e Unidades Básicas de Saúde. O projeto original da Cidade Digital previa internet gratuita em praças públicas e locais próximos às torres de transmissão. Mas, a prefeitura avançou para outros ambientes públicos seus e residências. Para usufruir dos serviços, os interessados deverão adquirir uma antena específica, junto a empresas qualificadas e credenciadas para vendas e instalação dessas antenas. No total, são seis torres com o alcance do sinal em um raio de três quilômetros cada, além de 15 praças com um rádio com antena Omnidirecional (para todos os lados) com amplitude de aproximadamente 100 metros cada. Dentro da área de abrangência, em locais abertos, quem estiver com tablets, smartphones e notebooks pode acessar a internet sem custo.
FIM DO CORREDOR EXCLUSIVO DA CALAMA
Por falar em Prefeitura até que, enfim, anunciaram a extinção do corredor exclusivo da Avenida Calama. Por mais de três anos, o comércio daquela região sofreu prejuízos causados pela implantação do corredor, com multas e falta de estacionamento. O anúncio feito pela secretaria Municipal de Trânsito (Semtran) foi motivo de festas com o presidente da Fecomércio-RO, Raniery Coelho, destacando que foi uma vitória dos empresários e agradecendo tanto à Prefeitura, como ao Simper (Sindicato das Papelarias) e o Sindilojas (Sindicato dos Lojistas), bem como aos empresários da região que não esmoreceram, em nenhum momento, nas negociações junto ao município para o fim do corredor exclusivo. Os empresários, agora, acreditam que a avenida será revitalizada com a volta do estacionamento.
REGISTRO TRISTE
A Reitoria da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) comunicou o falecimento do professor especialista Nelson Escudero, ocorrido no último dia 15 de junho, no município de Ji-Paraná, Rondônia. Nelson Escudero foi um ativo professor do Departamento de Ciências Humanas e Sociais (DCHS) no Curso de Pedagogia durante quase 20 anos. Esteve na chefia do Departamento e contribuiu efetivamente na ampliação do Campus de Ji-Paraná com a inclusão de novos cursos, mas, também teve uma contribuição importante, no passado, no setor de energia. Uma grande perda. Nossos pêsames aos familiares e amigos.
GEOGRAFIA PRETENDE DEBATER CONFLITOS SOCIAIS E TERRITORIAIS
O Departamento de Geografia (DGEO) e o Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG) da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) estão conclamando a comunidade acadêmica, instituições públicas e privadas, movimentos sociais, pesquisadores, professores da rede de ensino e demais profissionais a participar, no período de 26 a 30 de setembro de 2016, no Campus José Ribeiro Filho (UNIR- Porto Velho), da 34ª Semana de Geografia e 11º Encontro de Pós-Graduação em Geografia, com a temática Amazônia, Conflitos e Gestão do Território. O evento se propõe a debater as escalas geográficas dos conflitos sociais, culturais, agrários e territoriais que avançam na Amazônia, advertindo a formação de uma agenda territorial do capital globalizado, das forças do agronegócio, do setor mineral e energético que tendem a penalizar, expropriar e coagir as populações amazônicas em seus territórios.
MELHORA A VENDA DE MÁQUINAS AGRÍCOLAS E RODOVIÁRIAS
Mesmo com toda a incerteza política vigente, agora, com Temer, um ou outro sinal positivo a economia tem dado. É o caso das vendas internas de máquinas agrícolas e rodoviárias no atacado atingiram 3.444 unidades em maio, queda de 16,9% na comparação com igual mês do ano passado, mas registraram um crescimento de 19,3% ante abril. No acumulado do ano, a queda é de 36% ante igual período. Dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).
EXPECTATIVA É DE QUE AOS POUCOS O CONSUMO AUMENTE
A Intenção de Consumo das Famílias (ICF), apurada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), chegou a uma nova mínima histórica em junho, com 68,7 pontos, numa escala de 0 a 200. Com queda de 1,7% na comparação mensal e 25,1% na anual, é a primeira vez que todos os componentes da pesquisa se encontram abaixo da zona de indiferença, de 100 pontos, o que evidencia uma insatisfação com a situação atual. “Mesmo com a perda da força da inflação, o contínuo encarecimento do crédito, o alto nível de endividamento e o aumento do desemprego impactam profundamente o consumo das famílias”, afirma Juliana Serapio, assessora Econômica da CNC. Embora todos os componentes tenham registrado queda na comparação mensal e anual, os itens relacionados às perspectivas apresentaram recuos mais baixos. O resultado indica que, aos poucos, as expectativas para os próximos meses devem melhorar.
Add Comment