Um propagador de livros, um criador de sonhos. “Leitura é um vírus que procuro inocular, porque uma vez inoculado é incurável” (José Mindlin).
LIVRO SOBRE GESTÃO DE RECURSOS HIDRÍCOS DA AMAZÕNIA
O professor doutor Rosalvo Stachiw, docente do Departamento de Engenharia Florestal da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) Campus de Rolim de Moura, em parceria com a doutoranda Núbia Caramello (bolsista da CAPES-UAB/Espanha), é o organizador do livro “Amazônia: Instrumentos para Gestão de Recursos Hídricos” que será lançado no próximo dia 2 de junho de 2016, às 18h, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em Curitiba. O livro tem como objetivo contribuir para a proteção dos recursos hídricos da região amazônica, trazendo diversos estudos de caso, especialmente de Rondônia, tendo como foco os recursos hídricos. “O nosso Estado, assim como muitas regiões do Brasil, foi palco de políticas agressivas e desiquilibradas de ocupação, tanto no campo quanto na cidade, implicando diretamente a degradação ambiental”, explicou o professor Rosalvo Stachiw. Os capítulos do livro são diversificados e têm em comum a indicação da necessidade do planejamento territorial na proteção das águas. São mais de 120 autores ligados a todos os segmentos: universidades, faculdades, indígenas, sociedade civil e organizada, empresários e entidades governamentais. Vale salientar que também empresta sua contribuição no livro o ilustríssimo Prof. Dr. Luis Fernando Maia Lima do Departamento de Ciências Econômicas da UNIR.
RETORNO À ANTIGA CASA
Na última segunda-feira (30), na presença de autoridades, parceiros, clientes, representantes da sociedade e do pessoal do Banco da Amazônia, na sede local da entidade bancária, tomou posse o novo Superintendente Regional de Rondônia, Wilson Evaristo. A solenidade ocorreu no auditório da Superintendência localizada na capital e o novo superintendente, na verdade, possui 38 anos de banco e já ocupou a função antes da qual saiu para participar da Diretoria Executiva do Banco da Amazônia.
DESMENTIDO
Em nota oficial o senador Acir Gurgacz (PDT-RO) afirmou não ter passado procuração para o presidente do PDT, ou para qualquer outra pessoa falar em seu nome. E disse que notícias de que mudou o seu voto são conjecturas mal intencionadas de políticos e da imprensa que tentam enganar e confundir a população. E declarou o seu voto ao dizer que vai votar com sua consciência e tendo como referência a vontade da maioria da população de Rondônia e do Brasil. Logo, não tem erro. Até porque qualquer retrocesso é acender o pavio de um barril de pólvora.
DRAGAGEM DO MADEIRA É REIVINDICAÇÃO DO COMÉRCIO
O presidente do Sistema Fecomércio-RO, Raniery Coelho, além de ter demonstrado sua preocupação com o adiamento da licitação para contratação de uma empresa responsável para a realização da dragagem do rio Madeira durante a 5ª Rondônia Rural Show enviou correspondência a todos os parlamentares do Estado solicitando que envidem esforços para que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) acelere o processo. Segundo ele, para a capital de Rondônia se transformar em um estratégico centro de exportação a hidrovia, a acessibilidade e a logística do porto são essenciais.
VENDAS NOS SUPERMERCADOS AUMENTAM NO QUADRIMESTRE
Dados da pesquisa do Índice Nacional de Vendas da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), já descontado o efeito inflacionário com base do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As vendas dos supermercados tiveram uma alta de 0,24% no acumulado do primeiro quadrimestre deste ano, comparadas à igual período do ano passado. Em valores reais, os negócios em abril foram 5,87% menores do que em março e 2,5% abaixo do mesmo mês de 2015. Em valores normais, as vendas caíram 5,29% sobre março. Mas já em comparação a abril do ano passado, houve uma alta de 6,54% e, no cumulado do ano, uma expansão de 10,22%. O presidente da Abras, Sussumu Honda observou que o recuo é efeito da sazonalidade, já que as vendas de Páscoa, que, em geral, ocorrem em abril, neste ano foram concentradas em março. Segundo Honda, o resultado do momento é uma estável, mas, é prematuro apontar tendência de crescimento, embora seja otimista em relação à retomada das atividades econômicas no país.
ARGAMASSA ESTABILIZADA, NOVA TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL
Dados do Ranking ITC (Inteligência Empresarial da Construção) mostram que o mercado imobiliário sentiu os efeitos da crise econômica no país e apresentou um declínio de 20%, em média, no volume de metros quadrados em construção e do total de obras no ano passado em comparação com 2014. Isto resultou na redução de metros quadrados individual da maioria das construtoras, salvo algumas exceções. Para reduzir os impactos dos custos em seus empreendimentos, as construtoras têm buscado novas tecnologias e processos, como é o caso do sistema de argamassa estabilizada, que, segundo Marco Antonio Pozzobon, engenheiro e professor do Curso de Engenharia Civil da Universidade de Santa Cruz do Sul, “Preenche uma lacuna interessante de produtos praticamente prontos ao uso, com controle tecnológico particular feito pela produção, que agrega ao usuário um produto que pode ser empregado de forma a gerar maior produtividade às equipes de alvenaria, geralmente caminho crítico dos sistemas de vedações verticais das edificações”. Pozzobon participará do Construction Summit 2016, proferindo a palestra “Sistema Industrializado de Argamassa Úmida Estabilizada – Produção, Logística e Utilização”, no dia 16 de junho.
Add Comment