Justiça

Senadores vão a Roraima verificar crise yanomami e situação dos garimpeiros

Parlamentares eleitos no estado embarcam nesta quinta e fazem parte da comissão externa que atua em acordo com PGR e governo

Senadores embarcam para Roraima nesta quinta-feira (9) com o objetivo de iniciar os trabalhos da comissão externa criada para acompanhar a crise yanomami e a situação dos garimpeiros que deixam a região. Os parlamentares vão atuar em parceria com a Procuradoria-Geral da República (PGR) e os ministérios da Justiça, Defesa e Direitos Humanos.

Membro da comissão, o senador Chico Rodrigues (PSB-RR) afirmou ao R7 que a ida dos parlamentares conhecedores da região é fundamental para uma atuação bem-sucedida no local. Com ele, viajam também os senadores por Roraima Dr. Hiran (PP) e Mecias de Jesus (Republicanos). A senadora Zenaide Maia (PSD-RN) também foi convidada para compor a comitiva.

Além de atentar à questão da assistência humanitária ao povo yanomami, Rodrigues ressaltou o problema do desabastecimento de alimentos dos garimpeiros que atuavam na região. “Poderemos ver uma situação gravíssima. São 20 mil garimpeiros que já estão sem alimento”, disse o parlamentar, que destaca o fato de que aviões com as reposições estão deixando de fazer o abastecimento. 

Rodrigues alegou que é necessário “administrar esse problema com muito cuidado e olhos abertos. Pode ser algo de proporção gigantesca”, alertou. O senador defende a punição dos responsáveis pelos garimpos ilegais, mas pondera que a massa de trabalhadores “é um instrumento da necessidade, fruto do desemprego”. 

O Governo de Roraima declarou que está acompanhando e mantendo o governo federal informado sobre essa saída voluntária das terras indígenas. A preocupação é que essa saída gere a ocupação de outras áreas de garimpo ilegal conhecidas no estado como a Terra Indígena Raposa Serra do Sol.

A comissão externa foi criada nesta quarta-feira (8), após votação simbólica. Os trabalhos têm prazo de 120 dias para o acompanhamento da situação no local. A ideia de criar a comissão surgiu após reunião entre o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e o governador de Roraima, Antonio Denarium (PP).

FONTE: AGÊNCIA BRASIL

FRNEWS TV: Intercâmbio técnico fortalece parceria entre SENAR Rondônia e SENAR Mato Grosso

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E ACESSE NOSSO APLICATIVO NA NUVEM

COLUNISTAS

PUBLICIDADE

Acesse nossa Página do Facebook

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

  • Coluna Teia Digita: Micro e Pequenas empresas exige mudanças para enfrentar 2027 – Por Silvio Persivo

    Que nem promessa de político depois das eleições. “Estou tentando escrever uma autobiografia. Mas, não me lembro nem de ontem” (Keith Richard). BANCOS DE RONDÔNIA SUSPENDERAM ATENDIMENTO PRESENCIAL NA QUINTA-FEIRA Os bancários de Rondônia, que reivindicam reajuste salarial, mudanças nos benefícios, entre eles o vale-alimentação, e manutenção dos postos de trabalho, deixaram as agências bancárias […]