Não é que é mesmo! “Quando as pessoas querem o impossível, somente os mentirosos podem satisfazê-las” (Thomas Sowell).
ALDEIA DE COLABORAÇÃO GLOBAL NO METAVERSO É INICIATIVA DO FÓRUM ECONÔMICO MUNDIAL
Embora atropelado pela pandemia e as incertezas mundiais, entre os especialistas existe a convicção de que o metaverso é o caminho do futuro por unir o físico e o digital e permitir a criação de uma infinidade de produtos. O Fórum Econômico Mundial, em parceria com a Accenture e a Microsoft, em sua Reunião Anual 2023, mostrou um protótipo funcional de sua Global Collaboration Village (ou Aldeia de Colaboração Global), um metaverso orientado para o propósito de reunir organizações para aprender, criar soluções e agir sobre os desafios mais urgentes do mundo. Com parceiros de 80 organizações líderes ajudando a moldar o desenvolvimento da ‘aldeia’, participantes de todo o mundo se juntaram ao Fórum em sua primeira sessão interativa e multilateral no metaverso. Segundo Klaus Schwab, Fundador e Presidente Executivo do Fórum Econômico Mundial, “Com a Global Collaboration Village, estamos criando o primeiro aplicativo público da tecnologia do metaverso, construindo uma verdadeira aldeia global no espaço virtual. Apoiado por uma gama única de parceiros dos setores público e privado, o Village usará as capacidades de fronteira do metaverso para encontrar soluções para abordar os grandes problemas de nosso tempo de maneira mais aberta, inclusiva e sustentada”.
FECOMÉRCIO-RO COMPLETA 40 ANOS DE ATIVIDADE
Na última terça-feira (17), o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia-Fecomércio-RO, Raniery Coelho, se reuniu, na sede da entidade, para diretores, colaboradores e profissionais da área de Comunicação do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac para definir e aprovar a identidade visual e programação alusivas ao aniversário da Federação, que, neste ano de 2023, completa 40 anos de fundação. Assim, em breve, será lançada a comunicação publicitária e as estratégias para a campanha de comemoração de quatro décadas da entidade.
GERAÇÃO EMPREGO CHEGA A MIL CONTRATAÇÕES
O Governo de Rondônia divulgou que o serviço de empregabilidade “Geração Emprego”, que atende aos 52 municípios do estado, alcançou mil contratações no total desde o início de suas atividades em março de 2020. O serviço executado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico de Rondônia – Sedec, age como um intermédiário entre contratado e contratante, aproximando pessoas e empresas para preencher vagas de emprego. A coordenadora-geral de Trabalho, Emprego e Renda, Teresa Cristina, disse que este número representa o resultado do trabalho de todos que se empenharam para que desse certo. “Temos um cronograma para 2023 com um calendário de ações que realmente trarão grandes resultados. Nossa expectativa é a de dobrar ou, quem sabe, triplicar esse número durante o decorrer do ano.
CACHAÇA BATE RECORDE DE EXPORTAÇÕES EM 2022
A Cachaça, que é segunda bebida alcóolica mais querida dos brasileiros é também, cada vez mais, atraente para os consumidores do mundo. No ano passado, as exportações dela deram um salto e atingiram o recorde dos últimos doze anos. O valor exportado foi de US$ 20,08 milhões, em 2022, segundo o ComexStat (Ministério da Economia), um aumento de 52,38% em relação a 2021. Em volume, o aumento foi de 29,03%, totalizando mais de 9,3 milhões de litros. Em 2022, a bebida foi exportada para mais de 75 países, sendo que os principais países de destino (em valor) foram: Estados Unidos, Alemanha, Portugal, França e Itália. De acordo com o diretor executivo do Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC), Carlos Lima, “Em 2022, não apenas retomamos, como superamos o balanço de 2019 e dos últimos doze anos. Quando olhamos outros destilados ainda temos uma longa caminhada, mas esse crescimento demonstra que estamos no caminho certo e, também, o potencial que a Cachaça tem no mercado internacional”.
TRABALHO TEMPORÁRIO DEVE CRESCER 8% NO 1º TRIMESTRE
A Associação Brasileira do Trabalho Temporário (ASSERTTEM) estima que o ano de 2023 tem tudo para ser positivo para as contratações temporárias. Para o presidente da associação, Marcos de Abreu, as empresas brasileiras entenderam a garantia jurídica e contratação rápida da modalidade e estão se apoiando nela para atender suas demandas. Assim, no seu entender, “O conhecimento jurídico do Trabalho Temporário está permitindo o aumento desta modalidade de gestão de mão de obra a cada ano. Isso nos faz crer, em condições normais, em uma expectativa positiva para o ano de 2023”. Por tal razão a ASSERTTEM estima um aumento de 8% nas contratações temporárias no 1º trimestre do ano (janeiro a março), em comparação com o mesmo período de 2022. “Entre janeiro e março do ano passado tivemos mais de 774 mil vagas temporárias. Agora, para o mesmo período de 2023, estima-se que esse número ultrapasse as 830 mil vagas. Mas, é claro que isso em condições normais, já que um novo governo se inicia. Ou seja, se não tivermos nenhuma alteração na legislação ou fatos que impactem fortemente a economia nacional”, explicou Abreu.
AUTOR: SILVIO PERSIVO – COLUNA TEIA DIGITAL
- A opinião dos colunistas colaboradores são de sua inteira responsabilidade e não reflete necessariamente a posição da Folha Rondoniense
Add Comment