Cada vez mais, cada vez mais. “A burrice nacional impede que se associe o efeito às causas” (Roberto Campos).
MEMÓRIA DO JORNALISMO RONDONIENSE
Promovido pelo curso de Jornalismo da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) acontece no dia 15 de novembro a mesa-redonda “Memória do Jornalismo Rondoniense” com a participação das jornalistas Sara Duque Estrada e Luiza Archanjo. A atividade faz parte do 1º Colóquio de Comunicação e Cultura na Amazônia Rondoniense (CANOAR) e será realizada das 16h às 18h na Escola do Legislativo em Porto Velho. A presidente da comissão organizadora do evento, professora Andréa Cattaneo, explicou que o objetivo da mesa redonda é fomentar a discussão sobre a memória da profissão em Rondônia, contribuindo para uma história do jornalismo no estado. E acentuou a escolha das participantes afirmando que “As duas convidadas, Sara e Luiza, têm uma longa e importante atuação na imprensa regional e local”.
MUNDO SENAI EM RONDÔNIA
O evento Mundo SENAI, de periodicidade anual, organizado pelo Departamento Nacional da entidade, que tem o objetivo de abrir as portas de todas as unidades do SENAI para que estudantes, empresários e comunidade conhecerem a instituição, este ano, acontece nos dias 8, 9 e 10 de novembro, em todo o país e as inscrições podem ser feitas acessando o link – Mundo SENAI 2022 (office.com). Em Rondônia serão realizadas atividades nas unidades SENAI de Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal e Vilhena. As ações presenciais acontecem somente no dia 9. A programação contará ainda com atividades online, dentro de uma plataforma desenvolvida pelo SENAI-DN nos três dias. Cada unidade conta com sua programação e horários específicos. (Acesse a programação via link Mundo SENAI Rondônia). Segundo o o coordenador de Educação Básica e Profissional do SESI-SENAI-IEL-RO, Jair Coelho, “O SENAI de Rondônia, assim como as demais unidades de todo o Brasil, se transforma num showroom”, mostrando o portfólio, cursos e laboratórios da instituição e todo o seu arsenal de ferramentas tecnológicas para formar profissionais competentes para o mercado de trabalho.
CONSTRUÇÃO CIVIL AMPLIA EMPREGOS EM MANAUS
O otimismo que tem tomado conta a construção civil, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) projeta uma alta de 3,5% do setor neste ano, acima do percentual previsto para o crescimento do país, de 2,7%, segundo o Boletim Focus, também se reflete em Manaus, onde de janeiro de 2021 a setembro de 2022, mais de 2,4 milhões de metros quadrados foram licenciados em alvarás. Os números indicam um crescimento na construção civil que pode colaborar não só com a criação de novos empreendimentos, mas com a cadeia de geração de emprego e renda na capital. A liberação de novas construções impulsiona a geração de empregos e movimentação da economia, já que é necessária a venda dos imóveis. Dados da Prefeitura municipal apontam que, em média, 114 mil metros quadrados de construções estão sendo licenciados por mês na cidade. Em razão disto é que das 216 mil novas vagas, de janeiro a julho de 2022, segundo o Caged, cerca de mais de 30 mil empregos diretos e indiretos foram gerados na capital na capital manauara. Com informações de Kleiton Renzo da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Manaus.
COMÉRCIO ELETRÔNICO CRESCE 785% NOS CINCO PRIMEIROS MESES DE 2022
Um estudo da SmartHint revela que somente nos cinco primeiros meses de 2022, o comércio eletrônico brasileiro aumentou o seu faturamento em 785%. O estudo também mostra que o setor de Modas e Acessórios liderou a procura durante os cinco primeiros meses de 2022, com mais de 683 mil pedidos. Outros segmentos que se destacaram pelo volume de procura foram os de Perfumaria e Cosméticos, com mais de 170 mil pedidos, e o de Casa, Jardim e Decoração, com mais de 50 mil. A pesquisa informou que parte do faturamento também se pode creditar ao crescimento do consumidor phygital (físico + digital). E o fato também se reflete no ranking do Reclame Aqui, que mostra que as lojas online foram as que receberam mais reclamações em 2021. Nas duas lojas que tiveram o maior número de queixas, as reclamações principais foram sobre produtos, marketplace e entrega. As de atraso na entrega e frete, ficaram entre 10,3% e 15,92% respectivamente.Também uma pesquisa da Conversion indica que 96% dos brasileiros pretendem fazer compras na Black Friday deste ano, segundo a análise da pesquisa, isto mostra um crescimento de 8% na intenção de compras em comparação com o ano de 2021. Entre os diversos tipos de produtos com descontos, as cinco categorias que se destacam com maior intenção de compra são: smartphones (15%), eletrônicos e eletrodomésticos (15%), moda e acessórios (12%), calçados (11%) e cosméticos (9%)
COPOM MANTÉM A TAXA DE JUROS BRASILEIRA
O Comitê de Política Monetária do Banco Central do Brasil manteve, por unanimidade, a taxa básica de juros em 13,75% ao ano. Foi uma decisão esperada e reforça a estratégia de manutenção da taxa básica de juros por um período suficientemente prolongado, na intenção de mante o processo de diminuição da inflação. Pela dinâmica recente a projeção é de que o início da redução de juros aconteça no segundo trimestre de 2023. Desde o último comunicado do Copom, em setembro, o cenário de referência do BC para inflação permaneceu em 5,80% para 2022, e aumentou de 4,60% para 4,80% em 2023, e de 2,80% para 2,90% em 2024.
AUTOR: SILVIO PERSIVO – COLUNA TEIA DIGITAL
- A opinião dos colunistas colaboradores são de sua inteira responsabilidade e não reflete necessariamente a posição da Folha Rondoniense
Add Comment