Se ele diz que tudo é sonho…“Todos os movimentos e intenções da vida, desde a simples vida dos pulmões até à construção de cidades e a fronteiração de impérios, considero-os como uma sonolência, coisas como sonhos ou repousos, passadas involuntariamente no intervalo entre uma realidade e outra realidade…” (Fernando Pessoa),
PROMPERU E FECOMÉRCIO/RO BUSCAM PROMOVER O INTERCÂMBIO COMERCIAL BRASIL/PERU
Na última terça-feira (23) na sede da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Rondônia (Fecomércio), o vice-presidente da Fecomércio Rondônia, Júlio Gasparelo, recebeu os representantes do setor empresarial do Peru para tratar do intercâmbio comercial entre os dois países.
O diretor de Promoção de Exportações e Investimentos PROMPERU/ Brasil, Percy Sanchez, fez uma exposição dos produtos andinos que são exportados para o Brasil, desde frutos e vegetais, condimentos, bebidas, vestuários, siderurgia, máquinas e equipamentos para a construção civil, dentre outros seguimentos. Para Júlio Gasparelo, é preciso aproveitar melhor a ligação entre Brasil e Peru através de rodovia, porque as oportunidades de negócios tornaram-se mais facilitadas. E o Estado de Rondônia possui oportunidades de negócios promissoras, considerando sua produção de peixes, carnes, grãos, suínos, além das atrações turística do nosso Estado.
TURISMO AQUECE E ACRE INSTALA O CETUR
A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo- CNC estima que o crescimento do turismo este ano será de 4,3% em relação a 2021, em especial por conta da tendência de atendimento à demanda reprimida nos últimos anos. A entidade informou que a perspectiva é de que o turismo brasileiro recupere o nível de ocupação de antes da pandemia a partir do início das contratações para a próxima temporada, encerrando 2022 com 319,4 mil postos de trabalho criados. A retomada do turismo, que se acreditava que somente se daria ao final de 2024 e início de 2025, anima o setor, principalmente com a chegada do final de ano. Um dos sintomas de que o setor anda animado é a movimentação feita pelo CONETUR, o conselho do trade turistíco em Rondônia, que tem procurado ampliar o número de voos, as rotas da Amazônia e implantar o projeto Vai Turismo, mas também o Sistema Fecomércio-Sesc-Senac/AC foi a implementou o seu Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade-CETUR com o ideal comum desses conselhos de propor políticas públicas voltadas para o Turismo. O coordenador de turismo da Fecomércio-AC e coordenador da Cetur no Acre, João BoscNunes, afirmou que “Com o Cetur, iremos ter a retomada do Turismo com todo o gás, principalmente neste período em que verificamos a volta de alguns setores após a pandemia. O Cetur é mais uma ferramenta para darmos continuidade a esta retomada”.
MAIS DE 2 MILHÕES DE EMPRESAS FORAM ABERTAS NO 1º SEMESTRE DE 2022
A Contabilizei, uma das maiores empresas especializadas em contabilidade e líder em abertura de empresas, fez um levantamento, a partir de dados da Receita Federal, para mostrar o cenário de abertura de empresas do país, constatando que foram abertas, no 1º semestre de 2022, mais de 2 milhões de micro, pequenos, médios e grandes negócios. Um acréscimo de 0,02, na comparação com o primeiro semestre de 2021, quando foram abertas 2.016.078 novas empresas, enquanto 2.016.481 foi a quantia dos seis meses deste ano. De 2.016.481 milhões de empresas abertas no Brasil, 78,48% são MEIs (microempreendedores individuais), o equivalente a 1.582.628 mil CNPJs. Enquanto 21,52%, o equivalente a 433.853 mil, são não MEIs (microempresas, empresas de pequeno porte, empresas de grande porte). O mês de maio apresentou o maior registro de empresas não MEIs realizadas no primeiro semestre, somando o total de 79.880 novos CNPJs abertos. O número supera o mesmo recorte de 2021 também. O setor de serviços representou mais da metade do total de CNPJs abertos no primeiro semestre, com 60,41%, seguido por comércio e indústria, nesta ordem. Considerrando a situação mundial desfavorável é um grande resultado na medida, também, que, nos últimos anos, poucas vezes o Brasil alcançou a marca de 2 milhões num semestre.
DISCURSO DO FED CONTRA INFLAÇÃO CAUSA QUEDA NAS BOLSAS
O discurso do presidente do banco central dos EUA, Jerome Powell, no Simpósio Jackson Hole, deixando claro que o banco central norte-americano irá controlar a inflação, mesmo que isso traga o risco de uma recessão e que sua meta é a de trazer a inflação para a meta de 2% (acumulou, em julho, uma alta de 8% em 12 meses) derrubou as bolsas do mundo inteiro. Depois do discurso os índices americanos Dow Jones recuaram 1,82%, o S&P500 cair 2,13% e Nadaq 2,7%. O mercado brasileiro recuou caindo 1,16% para 112.218 pontos. É o resultado esperado com o discurso duro de que o combate à inflação será feito custe o que custar.
ENERGIA SOLAR É A TERCEIRA MAIOR MATRIZ ENERGÉTICA DO PAÍS
O Brasil ultrapassou mais uma nova marca histórica, a de 18 gigawatts (GW) de potência instalada da fonte solar fotovoltaica, somando as usinas de grande porte e os sistemas de geração própria de energia elétrica em telhados, fachadas e pequenos terrenos, ou seja, agora o setor representa 8,5% da matriz elétrica do país. Segundo mapeamento, de janeiro a agosto deste ano, a energia solar teve um crescimento de 38,4%, saIndo de 13 GW para 18W. E, nos últimos 90 dias, tem crescido um GW por mês, o que tornou a fonte a terceira matriz elétrica brasileira. A fonte solar teve mais de R$ 93,7 bilhões em novos investimentos, R$ 25,4 bilhões em arrecadação aos cofres públicos e gerou mais de 540,5 mil empregos acumulados desde 2012. Com isto, também evitou a emissão de 26,5 milhões de toneladas de CO2 na geração de eletricidade.
AUTOR: SILVIO PERSIVO – COLUNA TEIA DIGITAL
- A opinião dos colunistas colaboradores são de sua inteira responsabilidade e não reflete necessariamente a posição da Folha Rondoniense
Add Comment