Mundo

Chile investiga surgimento de cratera de mais de 30 metros de diâmetro no Atacama

Local fica em uma área onde é realizada a mineração de cobre; um perímetro de segurança de 100 metros foi estabelecido

O governo do Chile anunciou, nesta terça-feira (2), que investiga as causas de uma cratera de 32 metros de diâmetro e 64 metros de profundidade que apareceu perto de uma mina de cobre no deserto do Atacama.

A Subdireção Nacional de Mineração do Serviço Nacional de Geologia e Mineração (Sernageomin) disse, em comunicado, que especialistas viajaram para o município de Tierra Amarilla, cerca de 800 km ao norte de Santiago, onde o enorme buraco apareceu no fim de semana.

Um perímetro de segurança de 100 metros foi estabelecido em torno da cratera, situada dentro dos terrenos da mina Alcaparrosa de Candelaria, de propriedade da empresa canadense Lundin Mining.

De acordo com um comunicado da companhia, “não houve impacto no pessoal, nos equipamentos e na infraestrutura” e o sumidouro se manteve estável desde que foi detectado.

Cratera  fica em uma região onde é feita a mineração de cobre

Como medida preventiva, “foram suspensos temporariamente os trabalhos de desenvolvimento de uma área da mina subterrânea em Alcaparrosa”, indicou a empresa, ao acrescentar que não havia detectado nenhum movimento.

Especialistas e funcionários da mineradora buscam “esclarecer as causas e assegurar que sejam tomadas todas as medidas de segurança para proteger a vida dos trabalhadores e as comunidades próximas do local”, disse David Montenegro, diretor da Sernageomin.

O funcionário acrescentou que profissionais percorreram a região “para verificar a existência de fissuras e entraram na mina para ver seu estado real”.

A enorme cratera causou surpresa aos cerca de 13.000 habitantes de Tierra Amarilla.

Cristian Zúñiga, prefeito da cidade, explicou aos meios locais que, entre os habitantes, sempre houve o temor de incidentes devido às operações de mineração na região.

“Esse enorme sumidouro é algo que não havia sido visto em nossa comunidade. Queremos que seja esclarecido. Por que aconteceu esse evento? O colapso é produto da atividade mineradora ou é de outra natureza?”, questionou.

Responsável por mais de 25% da oferta global de cobre, o Chile é o principal produtor mundial do metal.

FONTE: AFP

About the author

Gomes

Add Comment

Click here to post a comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

COMPARTILHE

TV FOLHA: Lançado Livro sobre Teorias de Desenvolvimento dos autores Silvio Persivo & Vinícius Dantas Silveira (In Memorian)

ESPAÇO EMPRESARIAL

    PUBLICIDADE

    PUBLICIDADE

    CONTEÚDO PAGO / PATROCINADO

    CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E ACESSE NOSSO APLICATIVO NA NUVEM

    COLUNISTAS

    RESENHA POLITICA

    TEIA DIGITAL

    ENTREVISTA

    RONDÔNIA

    AMAZÔNIA / REGIÃO NORTE

    RELIGIÃO

    PUBLICIDADE

    WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com