Porto Velho, Ro: Na manhã da última quarta-feira, 30, o secretário de Assistência Social de Rondônia, Márcio Felix esteve reunido com o secretário municipal de Regularização Fundiária e Habitação (Semur) , Cristian Camurça e com a secretária adjunta municipal de Assistência Social (Semas), Arthelúcia Amorim, para alinhar a parceria do Governo do Estado com o Prefeitura de Porto Velho, na realização dos cadastros dos desalojados pela cheia do Rio Madeira.
“Realizamos com sucesso o cadastro dos desabrigados e na semana passada concluímos a inserção de 350 famílias desabrigadas no Sistema Morada Nova. Agora estamos firmando parceria com a prefeitura para atender os desalojados”, explica Márcio Felix.
A diferença do desabrigado para o desalojado é uma definição da Secretaria Nacional de Defesa Civil, que está na lei. O desabrigado é aquele que teve a casa inundada e e está num abrigo público. O desalojado é o que, devido a inundação, saiu de casa e está alojado em casa de parentes, pagando aluguel ou outra situação que não esteja em um abrigo público.
De acordo com a secretária adjunta da Semas, Arthelúcia Amorim, a prefeitura já tem dados que apontam a existência de 6 mil famílias desalojadas na capital. ” Vamos repassar esses dados ao Governo do Estado, para a inclusão das famílias desalojadas no Sistema Morada Nova”, afirmou.
“A inserção dos cadastros no sistema será realizada por servidores do município que serão devidamente capacitados para operar o Sistema Morada Nova, sob a coordenação da Seas”, frisou Márcio Felix.
“A Semur irá disponibilizar o espaço físico da secretaria, bem como os servidores para a realização cadastramento”, explica o secretário municipal de Regularização Fundiária e Habitação, Cristian Camurça.
A Seas se comprometeu ainda, de ceder dez computadores, além de impressoras para serem instalados na sede da Semur, onde serão realizados os cadastros. O secretário Márcio Felix, informa ainda, que após a inserção dos desalojados no sistema será feita a análise dos cadastros para verificar quais as famílias que se enquadram nos requisitos dos programas habitacionais, Minha Casa Minha Vida e Morada Nova.
Add Comment