Vamos torcer que assim seja. “O mundo é redondo, e o lugar que parece ser fim pode ser o começo” (Iver Baker Priest).
DECLARAÇÃO DE REBANHOS SE INICIA EM 1º MAIO
Segundo a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron) será iniciada, a partir de 1º de maio, a campanha de declaração obrigatória de rebanhos, com foco nas produções de bovinos, bubalinos, suínos, caprinos e ovinos (animais suscetíveis à febre aftosa), além de equídeos e aves, de 2022. A chamada se destina ao produtor rural, com o prazo para declaração até 31 de maio. A declaração pode ser feita on-line, no site da Agência (www.idaron.ro.gov.br), com acesso liberado a partir do dia 1º de maio. A importância da declaração advém de que é indispensável para que Rondônia mantenha o status internacional de área livre de febre aftosa sem vacinação, com reconhecimento da Organização Mundial da Saúde Animal – OIE. Nas palavras do presidente da Agência Idaron, Júlio Cesar Rocha Peres, “É de extrema importância que o produtor faça a declaração dos rebanhos, para que a Idaron mantenha atualizado o banco cadastral de dados. Esse é um dos compromissos que integra a política de responsabilidades compartilhadas”.
CONETUR TERÁ PRIMEIRA REUNIÃO DO ANO
Nesta terça-feira (26), o evento “Estação Turismo”, que entra na sua segunda de programação, receberá a primeira reunião ordinária deste ano do Conselho Empresarial de Turismo-Conetur, uma iniciativa da Federação do Comércio de Bens e Serviços do Estado de Rondônia (Fecomércio) que busca pensar e criar estratégias para o desenvolvimento de turismo no Estado. O conselho é composto pelas entidades privadas e públicas mais representativas, que atuam no setor turístico em Rondônia. A titular da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), Glayce Bezerra, possui representação no colegiado que busca atuar como um centro de inteligência empresarial para definir ações e estratégias setoriais que fomentem a atividade turística. A primeira reunião terá como pauta a apresentação do planejamento estratégico do Conetur para o exercício 2022, o lançamento do novo vídeo “Encantos de Rondônia” e a posse dos novos membros do Conselho Empresarial de Turismo. Para a secretária de Semdestur, iniciativas como esta são muito importantes para o desenvolvimento organizado da atividade turística.
“O Conselho atua no planejamento e apoio às ações para o crescimento da atividade e promove a união de empresários e de entidades sindicais e associativas. É importante ressaltar que assim se estabelece um ambiente aberto e imparcial aos debates sobre temas que afetam o setor, além da atuação no fomento e formulação de propostas em prol do ordenamento do turismo em nosso Estado”, enfatiza.
LIBERADA A PRIMEIRA PARCELA DO 13º PARA APOSENTADOS E PENSIONISTAS
Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começaram a receber hoje (25) a antecipação do décimo terceiro. Até 6 de maio, mais de 31 milhões de segurados vão receber a primeira parcela, que será paga conforme o dígito final do Número de Inscrição Social (NIS). O extrato com os valores e as datas de pagamento do décimo terceiro já está disponível e a consulta pode ser feita tanto pelo aplicativo Meu INSS, disponível para celulares e tablets, quanto pelo site gov.br/meuinss, como pleo telefone 135. Neste caso, é necessário informar o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e confirmar alguns dados ao atendente antes de fazer a consulta. O atendimento telefônico está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.
O BRASIL É UM PAÍS DIVIDIDO SEM PROJETO E SEM FOCO
Não existe desenvolvimento sem um projeto de país, sem um ambiente econômico seguro, o que envolve se ter leis conhecidas, e permanentes, e ter também segurança jurídica. A grande verdade é que o clima político criado pelos que não deixam que haja paz pública é o grande inimigo do crescimento do país e isto, não se pode deixar de dizer, inclui a mídia. Bolsonaro pode ter seus defeitos, mas, não lhe deram paz para governar. E tudo que faz, de bom ou ruim, é sempre criticado. A dificuldade é sempre maior quando interna. Lembro que no seu livro “A marcha da insensatez”, Bárbara Tuchman afirma que a queda de Tróia se inicia com os troianos que queriam receber o presente de grego do cavalo e mataram os que eram contrários. O Brasil, a partir da ascensão do PT se dividiu e, apesar de ser a maior potência agroalimentar e ambiental do mundo, passou a ter uma política onde se quis dominar a todos e implantar uma visão única onde o governo deveria ditar as normas. Governos não dirigem bem e não cuidam bem dos negócios-isto é um consenso universal de quem entende de desenvolvimento- e o que está acontecendo é o que vemos agora: apesar do país ter todas as condições de crescer está perdendo espaço por divisões internas que não ajudam em nada a melhoria da vida brasileira. A verdade é que a ideia de desenvolvimento por meio do estado já se comprovou incompatível com o desenvolvimento e a liberdade, porém, infelizmente estamos ainda no século passado em termos políticos.
AUMENTAM OS EMPRÉSTIMOS PARA EMPREENDEDORISMO
No meio das confusões políticas, uma boa notícia é de que a Provu, uma fintech de meio de pagamento e crédito pessoal, realizou um estudo com as principais motivações para pedidos de empréstimo, no mês de março, descobrindo que 42,2% dos pedidos foram voltados para o empreendedorismo,ou seja, para começar ou investir no próprio negócio. Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, este número foi de 34,8%. Os estados que mais solicitaram empréstimos com tal finalidade foram: Ceará, Pernambuco e Bahia.
CAMPANHA COMA MAIS PEIXE COMPLETA UM ANO DE SUCESSO
A campanha Coma Mais Peixe (@comamaispeixe_br) conquista cada vez mais os usuários das redes sociais – especialmente Instagram, Facebook e YouTube. Nos últimos 12 meses (março de 2021 a fevereiro de 2022) mais de 450 mil pessoas visualizaram a campanha devido ao conteúdo diversificado, com informações sobre o mercado, receitas com peixes, curiosidades e ações especiais. A Coma Mais Peixe também abriu caminho para ações solidárias com doações de tilápia, especialmente por entidades assistenciais da Grande São Paulo. Além das doações, a iniciativa da Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR) também fomentou o consumo de peixe por meio da divulgação de receitas e ações de especialistas, chefs, nutricionistas e influenciadores. Até a Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, durante sua participação no International Fish Congress &Fish Expo Brasil, em novembro do ano passado vestiu a camisa da campanha.
AUTOR: SILVIO PERSIVO – COLUNA TEIA DIGITAL
* A opinião dos colunistas colaboradores são de sua inteira responsabilidade e não reflete necessariamente a posição da Folha Rondoniense
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