Medida é uma resposta direta aos ataques de Paris, nos quais 130 pessoas foram mortas
LONDRES — O governo britânico vai aumentar em um quarto a presença de policiais armados nas ruas de Londres, com 600 agentes adicionais portando armas de fogo, na tentativa de enfrentar ameaças terroristas. Para o comissário da polícia, Bernard Hogan-Howe, a iniciativa é uma resposta direta aos ataques de Paris em novembro do ano passado, nos quais 130 pessoas foram mortas.
“Os trágicos atentados de Paris reforçaram o papel vital que os agentes armados devem assumir em nome de todos, para confrontar a ameaça mortal que os atacantes apresentam”, disse Hogan-Howe em um comunicado. “Enquanto espero sinceramente que seja algo que nunca aconteça nas nossas ruas, o certo é que a polícia esteja pronta.”
Comuns em outros países europeus, policiais armados raramente são vistos no Reino Unido, embora tenham atuado nos Jogos Olímpicos de Londres em 2012 e se tornado mais presentes nos últimos anos devido a temores de um ataque. Atualmente, apenas 2,2 mil dos 31 agentes carregam armas, número que vai aumentar para 2,8 mil.
Mesmo assim, mas de 90% dos policiais na cidade permanecerão desarmados. Hogan-Howe destacou que não tem a intenção de mudar o princípio fundamental da instituição, que prega que os agentes não carreguem armas rotineiramente.
“Os oficiais armados são nossos heróis, esperamos que eles tomem as medidas para enfrentar e parar as ameaças”, disse. “Mas temos que ter a certeza que nossa resposta com armas de fogo continua a vir de um grupo de agentes altamente especializados e qualificados.”
A polícia também vai mais do que dobrar o número de veículos blindados nas ruas.
Fonte: oglobo
Add Comment