É verdade. “O fato de uma opinião ser amplamente compartilhada não é nenhuma evidência de que não seja completamente absurda; de fato, tendo-se em vista a maioria da humanidade, é mais provável que uma opinião difundida seja tola do que sensata” (Bertrand Russell).
SESI INOVA UTILIZANDO APARELHOS DE ALTA TECNOLOGIA PARA COLETA DE DADOS
A Rede SESI Educação de Rondônia comprou, para todas suas unidades, os aparelhos Labdisc modelo Gensci, um produto importado de alta tecnologia que permite aos alunos do Ensino Fundamental e Médio coletar dados científicos nos experimentos de laboratório ou de campo. Na palma da mão, o equipamento permite transformar dados em gráficos e/ou ainda mesclar dados coletados usando apenas um aparelho celular. O aparelho coleta todos os dados em um único equipamento e transfere todos os dados obtidos rapidamente via bluetooth ou cabo USB. No aplicativo é possível mesclar os dados coletados, organizar vários modelos de tabelas e gráficos. O coordenador de Educação Básica e Profissional SESI-SENAI-IEL-RO, Jair Coelho lembra que este é um aparelho que as crianças já têm acesso no Ensino Fundamental em países como Rússia, Estados Unidos e México. “No Brasil, nós somos a primeira rede de ensino privado a disponibilizar essa tecnologia para alunos e os professores da Rede SESI serão os primeiros a produzir conteúdo em português para o Youtube sobre o uso desta tecnologia na área da Educação”. De acordo com o gerente da unidade SESI-SENAI de Pimenta Bueno, Diógenes Pierre de Moraes, os kits foram adquiridos mediante recursos do Departamento Nacional (DN). “Foi um grande investimento do ensino privado para que os alunos tenham a oportunidade de vivenciar a ciência da forma mais atual e tecnológica possível”.
NOVIDADE BOA
A partir de 4 de abril a Azul está anunciando que um voo de ida e volta para Vilhena numa aeronave de menor porte. É, sem dúvida, uma boa notícia na medida em que facilita a vida de muitas pessoas que possuem negócios nas duas cidades.
CARNAVAL, DE QUALQUER FORMA, AFETA OS NEGÓCIOS
Como acontece com muitas outras instituições o Conselho Regional de Economia 24ª Região/RO está informando que suspenderá suas atividades no período de 28 de fevereiro de 2022 a 2 de março de 2022, em razão do feriado de Carnaval, com retorno no dia 3 de março de 2022. Inclusive até mesmo muitos comércios optaram por fechar suas portas no período, em especial nas cidades onde não existem feriados municipais, de vez que não houve acordo para funcionar com o sindicato dos comerciários do interior do Estado.
CHUVAS FORTES TAMBÉM EM MANAUS
Não é somente em Rondônia, nem em nossa capital, Porto Velho, que as fortes chuvas causam apreensão. Também na capital manauara o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) disparou, nas primeiras da manhã desta quarta-feira, 23/2, um alerta de chuva intensa sobre a capital amazonense durante todo o dia. O alerta de perigo consiste em chuva entre 30 e 60 milímetros por hora (mm/h) ou 50 e 100 milímetros por dia (mm/dia) e ventos intensos (60-100 quilômetros por hora km/h), além de um alto risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
IDENTIDADE SERÁ UNIFICADA EM TODO O PAÍS PELO CPF
Anunciado pelo governo federal a criação da carteira nacional de identidade unificada em todo o país. A medida consta de decreto assinado nesta quarta-feira (23) pelo presidente Jair Bolsonaro, durante cerimônia no Palácio do Planalto. O novo RG usará o número do Cadastro Nacional de Pessoa Física (CPF) como identificação única dos cidadãos. A emissão da carteira será gratuita, e os institutos de identificação terão prazo até 6 de março de 2023 para se adequar à mudança. O decreto entrará em vigor no dia 1º de março. Os documentos continuarão sendo emitidos pelos órgãos estaduais, como secretarias de Segurança Pública, mas terão o mesmo formato e padrão de emissão. Ao receber o pedido do cidadão, os órgãos estaduais de registro civil validarão a identificação pela plataforma do governo federal, o Gov.br. Além do documento físico emitido em papel, os cidadãos poderão acessar a nova identidade no formato digital. Segundo o ministro Luiz Eduardo Ramos, da Secretaria-Geral da Presidência da República, “Gradativamente, deixaremos de ter uma carteira de identidade para cada estado. São 26 estados e o Distrito Federal, cada um com sua carteira. Isso vai acabar. Haverá uma identificação única do cidadão”. A informação é da Agência Brasil.
PERSPECTIVAS DE CRESCIMENTO DE MELHORA NA CRIAÇÃO E PROCESSAMENTO DE TILÁPIAS
Não há dúvida de que a criação de tilápia cresce muito no Brasil, inclusive com maior industrialização, investimentos vultosos em genética, nutrição e na verticalização da cadeia. Por isto a perspectiva, em 2022, é de melhorar os números do ano passado. E, em 2021, o setor teve um crescimento de dois dígitos e alta de 12,5%, atingindo 486.155 toneladas. Este número representa quase 55.000 toneladas a mais em relação ao período anterior. Além disto, a Associação Brasileira de Piscicultura (Peixe BR) estima que, neste ano, o setor deve produzir cerca de 520 mil toneladas, volume 10% maior do que no ano passado. É patente que o consumo de peixes está crescendo, e mais, pela alta do preço da carne de gado. O consumo médio do brasileiro atual se situa entre 3 e 4 quilos de tilápia ao ano. Para se ter uma ideia, a FAO recomenda o consumo de 12 quilos de peixe por ano.
BRASIL É O 3º MAIOR CONSUMIDOR DE CARNE DO MUNDO
Para quem dá muito palpite sobre inflação, sobre preços de combustíveis, sobre aumento da cesta básica, uma olhar sobre um recente estudo da plataforma CupomValido.com.br com a OCDE sobre o consumo de carne nos principais países mostra que, mesmo com a inflação alta recente, com a carne tendo um dos maiores aumentos, o Brasil continua sendo um dos principais consumidores de carne do mundo, em média se consume 24,6kg per capita num período de um ano, de forma que o Brasil fica somente atrás dos Estados Unidos e Argentina, com 26,1kg/capita e 36,9/capita, respectivamente, no ranking entre os dez maiores consumidores de carne do mundo.
AUTOR: SILVIO PERSIVO – COLUNA TEIA DIGITAL
- A opinião dos colunistas colaboradores são de sua inteira responsabilidade e não reflete necessariamente a posição da Folha Rondoniense
Add Comment