Receita já gerou 1,114 milhão de documentos do 13º salário, de 1,250 milhão esperados
Após a falha no portal do eSocial para a emissão de guias para o pagamento do 13º salário de trabalhadores domésticos, a Receita Federal afirma que a maioria dos patrões já gerou o DAE (Documento de Arrecadação do eSocial).
Em balanço divulgado nesta quinta-feira (7), a Receita informa que, às 10h, já havia sido gerado 1,114 milhão de documentos relativos ao 13º do ano passado e 1,096 milhão de documentos relativos à folha de pagamento de dezembro de 2015. Ao todo, é esperado cerca de 1,250 milhão DAE.
A Receita disse ainda que o problema que atingiu empregadores que tentaram pagar o 13º foi corrigido.
— Dos mais de 1 milhão de contribuintes que entraram no sistema, apenas 3.400, isto é, 0,34% do total, foram afetados.
Termina hoje o prazo para pagar a contribuição das empregadas domésticas
O contribuinte que não realizar o pagamento do DAE nesta quinta-feira poderá fazê-lo depois, gerando nova guia no site do eSocial. Ao valor, serão acrescidos juros e multa (0,33% ao dia, até o máximo de 20%).
Em novembro, outro problema obrigou o governo a prorrogar o prazo para pagamento do DAE também por dificuldade de emissão das guias.
O site, criado pelo governo no fim do ano passado, simplifica o pagamento de tributos e encargos trabalhistas como Imposto de Renda, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, 13º salário e seguro contra acidente. Para proteger o trabalhador, em caso de atraso no pagamento, o empregador é obrigado a pagar uma multa de 0,33% ao dia com um limite de 20% do total do montante devido.
Fonte: R7
Add Comment