Mundo

Irã apresenta novo míssil balístico com alcance de 1.450 quilômetros

EUA, Europa e países do Oriente Médio demonstram preocupação com o armamento apresentado pelas Forças Armadas iranianas

A Guarda Revolucionária do Irã, divisão das Forças Armadas do país, apresentou nesta quarta-feira (9) um novo míssil balístico, que tem alcance de 1.450 quilômetros, em exercício ocorrido em meio à tentativa de diálogo para salvar o pacto nuclear firmado em 2015.

“A arma estratégica é um míssil de longo alcance, de terceira geração, desenvolvido pela Guarda Revolucionária, impulsionado por combustível sólido e com a capacidade de penetrar em escudos contra mísseis”, informou a agência de notícias iraniana Tasnim.

O míssil Kheibar Shekan (destruidor de castelos, em tradução livre) foi apresentado na base aeroespacial da Guarda Revolucionária, na presença do chefe do Estado-Maior das Forças Armadas iranianas, o general Mohamad Hosein Baqeri.

O anúncio acontece dias antes da comemoração do 43º aniversário do êxito da Revolução Islâmica, em 11 de fevereiro de 1979, liderada pelo aiatolá Khomeini.

O Irã vem desenvolvendo durante as últimas quatro décadas uma indústria armamentista, devido ao embargo internacional, com especial interesse em mísseis.

O tipo de armamento apresentado hoje é uma fonte de preocupação para os Estados Unidos, a Europa e alguns países do Oriente Médio, embora Teerã garanta que o uso é para defesa e dissuasão de ameaças.

O programa balístico do Irã foi uma das razões alegadas pelo ex-presidente dos EUA Donald Trump para retirar o país, em 2018, do acordo nuclear multilateral assinado três anos antes e voltar a decretar sanções.

O governo iraniano negocia atualmente com Alemanha, França, Reino Unido, Rússia, China, assim como com os Estados Unidos, de forma indireta, uma forma de salvar o pacto que limitava o programa nuclear, em troca da retirada das sanções.

A oitava rodada desse diálogo foi retomada em Viena, nesta terça-feira (8), com a tentativa de que Washington se reintegre ao acordo, a partir de um cumprimento integral por parte do Irã.

FONTE: EFE

Comentar

About the author

Gomes

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

TV FOLHA AO VIVO – COPINHA FEMININA 2024 – Corinthians x Cruzeiro

ESPAÇO EMPRESARIAL

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

CONTEÚDO PAGO / PATROCINADO

BAIXE NOSSO APLICATIVO

COLUNISTAS

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

ENTREVISTA

RONDÔNIA

AMAZÔNIA / REGIÃO NORTE

RELIGIÃO

PUBLICIDADE

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
pt_BRPortuguese
Powered by TranslatePress