Mundo

Turquia detém dois suspeitos de planejar ataque durantes as celebrações do Ano Novo

Supostos militantes do EI teriam planos de detonar coletes suicidas no Centro de Ancara

ANCARA — A polícia turca deteve dois supostos militantes do Estado Islâmico (EI) que estariam planejando ataques suicidas durante as celebrações do Ano Novo, no centro de Ancara, disse um alto funcionário do governo nesta quarta-feira. A ação vem pouco depois de a polícia belga prender dois suspeitos de preparar atentados em Bruxelas nos festejos da virada.

A agência estatal Anadolu afirmou que os dois suspeitos, ambos cidadãos turcos, foram detidos em uma batida policial em uma casa na capital. A agência, citando um funcionário do gabinete do chefe do Ministério Público, disse que a polícia apreendeu coletes suicidas armados com bombas.

A agência informou ainda que os suspeitos estavam planejando detonar os coletes suicidas em dois locais durante as celebrações.

À Reuters, um funcionário do governo detalhou que as autoridades acreditam que os dois homens, vindos da Síria, preparavam um ataque à praça Kizilay, no Centro de Ancara, onde multidões geralmente se reúnem para celebrar a virada do ano.

Um atentado suicida duplo atribuído ao Estado Islâmico matou mais de cem pessoas em Ancara em outubro, o que levou a Turquia a intensificar os esforços para combater os militantes.

As autoridades turcas multiplicaram nos últimos meses as operações contra as chamadas “células adormecidas” do grupo jihadista em todo o país.

PUBLICIDADE

A Turquia tem uma fronteira de 900 quilômetros com a Síria, parte da qual é controlada pelo Estado Islâmico no lado sírio e tem sido usada como rota de trânsito de jihadistas desde o início da guerra civil da Síria.

EUROPA EM ALERTA

Na Polônia, o aeroporto de Modlin, na periferia de Varsóvia, foi esvaziado nesta quarta-feira após a equipe do terminal receber um telefonema de alerta de bomba e encontrar uma bagagem considerada suspeita.

A bagagem estava dentro do aeroporto, longe da pista, segundo o oficial Mariusz Kwasniewski.

 

 

 

 

Fonte: oglobo

Tags

FRNEWS TV: Intercâmbio técnico fortalece parceria entre SENAR Rondônia e SENAR Mato Grosso

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E ACESSE NOSSO APLICATIVO NA NUVEM

COLUNISTAS

PUBLICIDADE

Acesse nossa Página do Facebook

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

  • Coluna Teia Digita: Micro e Pequenas empresas exige mudanças para enfrentar 2027 – Por Silvio Persivo

    Que nem promessa de político depois das eleições. “Estou tentando escrever uma autobiografia. Mas, não me lembro nem de ontem” (Keith Richard). BANCOS DE RONDÔNIA SUSPENDERAM ATENDIMENTO PRESENCIAL NA QUINTA-FEIRA Os bancários de Rondônia, que reivindicam reajuste salarial, mudanças nos benefícios, entre eles o vale-alimentação, e manutenção dos postos de trabalho, deixaram as agências bancárias […]