Outros 21 passageiros foram resgatados com vida, entre eles um bebê de um ano
ANCARA — Pelo menos 18 imigrantes, vários deles crianças crianças, morreram em um novo naufrágio nesta quinta-feira no Mar Egeu, informou a guarda costeira turca. Outros 21 passageiros foram resgatados com vida, incluindo um bebê de um ano, e duas pessoas permanecem desaparecidas. A tragédia ocorreu perto da cidade de Izmir, no Sudoeste do país, depois que uma embarcação de refugiados partiu com destino à Grécia.
A nacionalidade das vítimas não foi divulgada. Segundo a agência de notícias turca “Dogan”, o pequeno barco saiu da cidade de Bademli sobrecarregada de passageiros e encontrou dificuldades.
Mesmo com as baixas temperaturas do inverno, os imigrantes continuam realizando as perigosas travessias pelo Egeu na tentativa de chegar ao continente europeu, e os naufrágios têm ocorrido quase que diariamente. Na quarta-feira, 13 pessoas morreram, incluindo sete crianças, em uma tragédia parecida na costa turca.
Só em 2015, a mesma travessia foi realizada por dezenas de milhares de refugiados, principalmente sírios, que enfrentaram mares revoltos este ano para fazer a viagem curta, mas arriscada, da Turquia para ilhas gregas. Mais de um milhão de refugiados e imigrantes chegaram à União Europeia em 2015, enquanto quase 3.700 morreram ou desapareceram durante a viagem, que rendeu enorme lucro para contrabandistas, informou a Organização Internacional para as Migrações
Mas a demanda já caiu e os traficantes de pessoas agora oferecem US$ 500 por pessoa pela viagem, enquanto no verão cobravam US$ 1,2 mil.
Fonte: oglobo
Add Comment