Legisladores dão respaldo ao governo para enviar jatos e até 1,2 mil soldados ao país
BERLIM – O Parlamento da Alemanha aprovou nesta sexta-feira uma estratégia para integrar as potências mundiais no combate contra o Estado Islâmico na Síria, após pedido da França em decorrência dos atentados coordenados de Paris em 13 de novembro.
O plano de ação militar foi homologado com 445 votos a favor, 7 abstenções e 146 posições contrárias entre 598 parlamentares presentes. Com o respaldo positivo, seis caças Tornado, um navio de guerra para cooperar na proteção do porta-aviões francês Charles de Gaulle, aeronaves de abastecimento e até 1,2 mil soldados serão enviados ao país, informou a AFP.
Depois dos ataques coordenados em Paris, a chanceler Angela Merkel concordou com um pedido do governo francês de apoiar as suas operações contra a milícia radical na Síria. Ela havia aprovado o plano na terça-feira, mas precisava do respaldo do Parlamento. A ministra da Defesa, Ursula Von Der Leyen, tentou tranquilizar a população afirmando que o país não foi arrastado para a guerra contra sua vontade, mas tomou a decisão de forma consciente.
— O importante é: não haverá cooperação com Assad e nenhuma cooperação com tropas sob seu comando — disse Ursula à emissora ARD. — Deixe-me ser clara: não haverá futuro com Assad.
Fonte: oglobo
Add Comment