Quatro jatos decolaram de base no Chipre, após Parlamento ter aprovado ação
LONDRES – Quatro jatos realizaram seus primeiros ataques aéreos do Reino Unido contra o Estado Islâmico na Síria, confirmou o Ministério da Defesa. Os ataques aconteceram horas depois do Parlamento britânico ter aprovado na quarta-feira a participação da força aérea na campanha de bombardeios contra o grupo extremista na Síria, ao final de um longo e tenso debate. O premier David Cameron chamou de simpatizantes de terroristas os que se opuseram à medida.
Quatro jatos Tornado decolaram da base aérea Akrotiri, no Chipre, logo após a votação. Um porta-voz do Ministério da Defesa disse que os caças haviam retornado da primeira operação ofensiva britânica sobre a Síria e realizaram os ataques.
Dois dos quatro Tornados chegaram ao Chipre pouco mais de três horas depois de terem deixado a base, sem armamento, pousando pouco antes de 1h da manhã (horário de Brasília). Os outros dois caças voltaram pouco antes de 4h30m (horário de Brasília).
Segundo a rede BBC, os ataques desta quinta-feira se concentraram em seis alvos em um campo petrolífero controlado pelo Estado Islâmico em Omar, no Leste da Síria.
— Isto representa um golpe muito real sobre o petróleo e o acesso dos que dependem dos terroristas do Daesh (acrônimo árabe para Estado Islâmico) — afirmou o secretário de Defesa do Reino Unido, Michael Fallon, à BBC. — Há muitos mais desses alvos no Leste, Nordeste da Síria, que esperamos atacar nos próximos dias e semanas.
O Ministério da Defesa dará detalhes sobre seus alvos mais tarde nesta quinta-feira.
Fonte: oglobo
Add Comment