Meu caminho é um pouco diferente: de berço sempre me interessei por comer. “Até aprender a cozinhar nunca me interessei por nada” (Julia Child).
O PASSAPORTE SANITÁRIO É UM ATENTADO AOS DIREITOS DO CIDADÃO
Na última quinta-feira (11), na Assembleia Legislativa de Rondônia, em audiência pública se discutiu o passaporte sanitário em Rondônia. Presidida pelo deputado Jair Montes (Avante), segundo foi dito, o objetivo seria o de colher subsídios para fazer uma lei satisfatória e que resguarde os direitos de nossa população. Estiveram presentes os deputados Eyder Brasil (PSL), Ezequiel Neiva (PTB) e Ribamar Araújo (Republicanos). Bem, o que é o Passaporte Sanitário ? É uma lei que se destina exclusivamente à questão do Covid-19, porém, na prática, é uma coação para que as pessoas se vacinem. Ora, como disse na audiência o corregedor geral da Assembleia Legislativa os direitos civis são cláusulas pétreas. São, mas, foram profundamente desrespeitados durante a atual pandemia. Inclusive o direito de ir e vir. Aliás, o tal passaporte, se aprovado em nível nacional, deve ser apresentado nas viagens aéreas ou terrestres e na hospedagem. Também o direito ao trabalho é afetado pelo tal documento, bem como até o direito à saúde, pois, as repartições públicas podem demitir ou não atender quem não se vacinar, enfim, é o fim. Bem disse a influente (e-celebridade) Sofia Andrade “Quem quiser tomar vacina que tome” para, com firmeza, dizer que “A liberdade é inegociável”. Perfeito.
NOVO EMPREENDIMENTO EM ESTÉTICA
A região Norte tem uma das taxas mais baixas do Brasil quanto ao fechamento de franquias, cerca de 8%, segundo a pesquisa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), mostrando que a região é próspera para investimentos de franchising. Em Porto Velho não é diferente, principalmente no ramo de estética e beleza no qual o Brasil, também em dados mundiais, se destaca: é o quarto maior mercado. Por esta razão o empreendedor e futuro médico, Renato Claros, investiu numa das maiores franquias da área no Brasil, a AD Clinic, que conta com mais 90 unidades pelo Brasil e é a primeira em Rondônia. Com o sonho de proporcionar um lugar que reunisse bem-estar, autocuidado e autoestima em um lugar só, Renato viu uma oportunidade única na AD Clinic e vai inaugurar na Rua Marechal Deodoro, 2751(Esquina com Quintino Bocaiúva), no Tucumanzal um espaço que contará com mais de 100 procedimentos, sendo um dos mais procurados a Lipoescultura Molecular. O Instagram do novo empreendimento: https://www.instagram.com/adclinic.portovelho/?utm_medium=copy_link.
BLACK FRIDAY TEM EXPECTATIVA DE CRESCIMENTO DAS VENDAS
Uma pesquisa da ALSHOP (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping), de âmbito nacional, feita com 1.200 lojistas, mostra que 62,5% deles farão promoções em seus pontos de venda. Mas, 12,5% disseram que não vão participar da Black Friday 2021, e 6,2% dos lojistas entrevistados vão apostar somente em promoções via internet em plataformas de e-commerce. Apesar das incertezas, diante de fatores como aumento de custos e perda de poder de compra dos clientes, a expectativa dos lojistas é positiva para a data. O diretor institucional da ALSHOP. Luis Augusto Ildefonso, comentou que “A expectativa da data é que as vendas superem os números alcançados em 2020 em cerca de 5%. Sabemos que o varejo tem se erguido aos poucos, e mesmo diante da alta dos preços, em conversas com outros empresários, há muito mais otimismo para essa nova fase”. Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) as vendas do setor vão crescer 4,9% neste ano, muito pressionadas pela inflação, alta do dólar e custos como logística e transporte (como aumento do preço de combustíveis) e falta de insumos para produção na indústria. Em Rondônia, as lojas físicas que aderiram ao Black Friday são mais otimistas com vendas esperadas 6 e 9%. Na verdade, esta expectativa não empolga os lojistas que dizem que, apesar da maior circulação de pessoas e do fim dos limites da pandemia, veem na inflação, dos juros amis e no câmbio em alta uma junção difícil de ser superada até porque um dos resultados da pandemia foi a perda de renda das famílias. Nem o desemprego em baixa aumenta o entusiasmo, embora todos concordem que, com todos os problemas, se terá o melhor fim de ano desde de 2012. A questão é que antes havia uma expectativa maior de crescimento das vendas de fim de ano que, para muitos, foi impactada pelo aumento, principalmente, da inflação.
RONDÔNIA CRESCEU APENAS 1% EM 2019
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 13, das 27 unidades da federação, tiveram aumento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2019 acima da média nacional, que foi de 1,2%, alcançando o valor de R$7,4 trilhões. Com 22 estados tendo crescimento naquele ano, o maior destaque foi de Tocantins, que cresceu 5,2%, seguido por Mato Grosso (4,1%), Roraima (3,8%), Santa Catarina (3,8%) e Sergipe (3,6%). Rondônia cresceu abaixo do País com 1%. A maiores retrações forem no Espírito Santo (-3,8%). Pará (-2,3%), Piauí (-0,6%) e Mato Grosso do Sul (-0,5%). O interessante é que, segundo a gerente de Contas Regionais do IBGE, Alessandra Poça, no Tocantins, que tem 0,5% de participação no PIB nacional, o crescimento foi puxado pela silvicultura. “No Tocantins, o crescimento é atrelado à elevação em volume de 278,2% na produção florestal, pesca e aquicultura, principalmente na silvicultura, impulsionada em grande medida pela extração de madeira em tora de eucalipto. Além disso, houve um crescimento do comércio no período”.
AUTOR: SILVIO PERSIVO – COLUNA TEIA DIGITAL – JORNALISTA E ECONOMISTA
- A opinião dos colunistas colaboradores são de sua inteira responsabilidade e não refele necessariamente a posição da Folha Rondoniense
Add Comment