Ieda Chaves foi recebida por mulheres que venceram a doença e hoje vivem do artesanato
A primeira- dama de Porto Velho, Ieda Chaves, conheceu nesta semana, o MORHAN – Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase.
Ela foi convidada pelo coordenador nacional e conselheiro nacional de Saúde, Artur Custódio Moreira de Sousa, para conhecer histórias de mulheres que venceram a doença, mas ainda enfrentam dificuldade para se manterem.
“Foi inspiradora essa visita porque achei muito interessante o empreendedorismo dessas guerreiras que encontraram no artesanato um caminho para sobrevivência e dignidade”, destacou Ieda Chaves.
Na visão da primeira – dama, a iniciativa das artesãs além de ser uma oportunidade econômica para a geração de renda das suas famílias, constitui – se numa motivação para a auto – estima das mesmas que se tornam uma referência no empreendedorismo feminino.
“Fiquei muito grata por poder ter conhecido esse trabalho lindo e essas mulheres inspiradoras”, frisou a primeira – dama, que utilizou suas redes sociais para divulgar a ação do MORHAN e conscientizar sobre a importância de se prevenir diante da hanseníase.
.
Conforme observou, a doença não está erradicada, algumas regiões do País registram surtos, mas existe tratamento e tem cura. O tratamento é todo oferecido pelo SUS e quem tiver alguma suspeita é só procurar o Posto de Saúde mais próximo de casa.
AUTOR: JOÃO ALBURQUERQUE – ASSESSORIA
Add Comment