Mundo

Explosão atinge arredores do aeroporto de Cabul

Incidente ocorre no momento em que multidão, em fuga do Talibã, ainda aguarda para tentar embarcar nos últimos voos em direção ao Ocidente.

Uma explosão atingiu nesta quinta-feira (26/08) os arredores do aeroporto de Cabul. O incidente foi confirmado pelo Pentágono, mas ainda não estão claras as circunstâncias em que aconteceu nem se há vítimas.

As primeiras informações são confusas, mas várias apontam no sentido de ter se tratado um atentado suicida. Uma fonte do Talibã fala em 13 mortos, incluindo crianças e membros de suas forças. Uma testemunha a apenas 30 metros da explosão diz ter visto “vários mortos”. Do lado americano, outra fonte diz haver ao menos três soldados feridos.

Na véspera, Estados Unidos e aliados haviam apelado para que cidadãos saíssem do aeroporto de Cabul devido a ameaças de ataque do grupo terrorista “Estado Islâmico” (EI).

Avisos quase idênticos foram emitidos por Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Austrália e Nova Zelândia sobre “ameaças de segurança”. Serviços de inteligência estavam preocupados com o risco de atentados com homens-bomba do EI.

O primeiros relatos são de que a explosão aumentou a apreensão e o caos nos arredores do aeroporto de Cabul, onde, desde meados de agosto, com a tomada da capital afegã pelo Talibã, uma multidão de civis aguarda na tentativa de deixar o país.

Durante a última semana, o aeroporto foi palco das imagens mais caóticas da tomada do poder pelo Talibã, com aviões decolando com famílias desesperadas em fuga.

Alguns países, como a Alemanha, já terminaram ou determinaram o fim de seus voos de resgate, e começaram a retirar seus soldados e diplomatas.

Os talibãs haviam se comprometido a não atacar as forças ocidentais durante a evacuação, mas insistem que as tropas estrangeiras devem ser retiradas até o prazo de 31 de agosto, data fixada pelos próprios Estados Unidos para uma retirada total.

Nos últimos dez dias, mais de 80 mil pessoas foram resgatadas de Cabul, em sua maioria pelos EUA.  A Bundeswehr (Forças Armadas alemãs), segundo Merkel, conseguiu retirar 4.600 pessoas do Afeganistão, de 45 diferentes nacionalidades.

FONTE: DEUTCHE WELLE

Comentar

About the author

Marcio Martins martins

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

TV FOLHA AO VIVO – CORREÇÕES DA 1º PROVA DO ENEM

ESPAÇO EMPRESARIAL

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

CONTEÚDO PAGO / PATROCINADO

BAIXE NOSSO APLICATIVO

COLUNISTAS

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

ENTREVISTA

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com