Treze membros da forças do regime sírio e sete rebeldes foram mortos
BEIRUTE – Tropas do governo sírio e milícias apoiadas por ataques aéreos russos lançaram nesta quinta-feira uma ofensiva contra insurgentes em Ghab Plain, no oeste da Síria, informaram o Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH) e um rebelde.
Rami Abdulrahman, diretor do OSDH, disse à agência Reuters que forças terrestres atacaram áreas tomadas por rebeldes com mísseis terra-terra, enquanto jatos russos bombardearam a região. A entidade informou que os insurgentes rebeldes derrubaram um helicóptero em Hama, perto da cidade de Kafr Nabouda, nesta quinta-feira, mas não foi confirmado se era o exército sírio ou russo.
Já segundo a mídia local, autoridades militares da Síria afirmam que as forças sírias “lançaram ataques de longo alcance para lidar com grupos terroristas e liberar áreas que sofreram com leis e crimes terroristas”, de acordo com o chefe de equipe do exército sírio, General Ali Abdullah Ayoub. Ayoub não revelou quais áreas foram atingidas. Ele afirmou que novas unidades de combate foram orientadas a promover a ação militar.
A agência russa de notícias relatou que a força aérea do país atingiu 27 alvos do Estado Islâmico nas províncias de Homs, Hama e Raqqa, segundo declaração do Ministério da Defesa da Rússia. Em Raqqa e Hama, as bombas acertaram locais de treinamento do grupo extremista.
Abdulrahman também afirmou uma ofensiva lançada pelo Exército sírio e seus aliados estrangeiros na quarta-feira em áreas próximas da província de Hama fracassou na tentativa de conseguir ganhos significativos.
— Treze integrantes das forças do regime foram mortos. Há apenas sete mortos confirmados entre os combatentes rebeldes, mas este número certamente deve ser maior — acrescentou.
Soldados sírios e milícias apoiadas por aviões de guerra russos montaram o que parecia ser o primeiro grande ataque coordenado contra insurgentes sírios na quarta-feira em áreas próximas da província de Hama. No mesmo dia, navios de guerra da Rússia atiraram mísseis cruzeiro do Mar Cáspio e atingiram depósitos de armas, campos de treinamento e centros de comando do Estado Islâmico, segundo informação do Ministério da Defesa russo.
Os ataques aéreos russos começaram na semana passada e tiveram como principal foco áreas do oeste da Síria, onde o presidente Bashar al-Assad tem buscado reforçar seu controle depois de perder áreas do país para insurgentes, incluindo o grupo extremista Estado Islâmico.
Abu al-Baraa al-Hamawi, do grupo insurgente Ajnad al-Sham, disse à Reuters que os jatos russos começaram o bombardeio durante o amanhecer. Não é primeira vez que os russos bombardearam a área, mas o rebelde afirmou em um serviço de mensagens na internet que este foi o ataque mais feroz.
— Há uma tentativa do regime para avançar, mas a situação está sob nosso controle — disse ele.
Fonte: oglobo
Add Comment