O evento é uma iniciativa de um movimento que reúne produtores rurais, agentes políticos, entidades públicas e privadas e que tem apoio do Governo de Rondônia
O Governo de Rondônia, por meio de ações coordenadas entre a Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron), tem firmado parcerias que estão levando o Estado a despontar como um dos maiores produtores de cacau. Hoje, Rondônia ocupa o terceiro lugar no ranking de produção da fruta no Brasil, ficando atrás apenas da Bahia e do Pará.
Uma dessas ações é o 1º Fórum Pró Cacau no município, realizado na sexta-feira (2). O evento é uma iniciativa de um movimento que reúne produtores rurais, agentes políticos, entidades públicas e privadas e que tem apoio do Governo de Rondônia. Presente ao evento, o vice-governador, José Jodan, elogiou a iniciativa e falou um pouco sobre algumas ações desenvolvidas pelo Governo Estadual, que vão ao encontro do Movimento Pró Cacau.
“É preciso parabenizar a iniciativa do vereador Romeu Moreira, que hoje une a todos em prol do fortalecimento da lavoura cacaueira. O governador Marcos Rocha é um grande incentivador do cacau e com certeza vai dar força e fazer o que for possível para ajudar a fortalecer e incentivar ainda mais a produção de cacau em Cacoal. Ações como o programa Plante Mais, por exemplo, já estão sendo desenvolvidas em todo o Estado”, destacou José Jodan.
O programa “Plante Mais”, mencionado pelo vice-governador, prevê a distribuição de 600 mil mudas de cacau clonal a produtores da Agricultura Familiar. A ação, além de fazer parte do processo de combate ao desmatamento em Rondônia, visa incentivar o aumento da produtividade da cultura cacaueira, focando a rentabilidade e a geração de renda para as famílias do campo. Além da distribuição das mudas de cacau clonal, o programa “Plante Mais” prevê também a distribuição de cinco milhões de mudas de café clonal.
“Todos os escritórios locais da Emater já estão levantando as demandas de suas regiões e a gente pede para todos os produtores rurais que tenham interesse na cacauicultura, que entrem em contato com a Emater para ter acesso aos critérios de distribuição, bem como se colocar a par de toda a logística que será realizada para que as mudas cheguem até os produtores”, explicou o vice-governador de Rondônia, José Jodan.
FONTE: SECOM/RO
Add Comment