A fumaça decorrente das queimadas destrói o ambiente e causa problemas respiratórios
A Prefeitura de Porto Velho fez o lançamento da campanha “Covid mata. Queimada e Covid matam muito mais”, para chamar atenção da população sobre os riscos de queimar lixo em áreas localizadas dentro do perímetro urbano, especialmente neste período que a umidade ar fica relativamente baixa e o volume de chuvas é menor.
De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), as atividades educativas envolvem cursos e seminários no ambiente virtual, e presencialmente nas escolas e órgãos públicos. Fazem parte ainda das orientações a adesivação de veículos, entrega de panfletos e propagandas na TV, Rádio e mídias sociais.
A queima de lixo praticado por diversos cidadãos como forma de dar fim aos resíduos em terrenos, além de causar danos à saúde pública com a fumaça, provoca risco de incêndio em proporções maiores, destrói a vegetação e pode causar a morte de animais. A ação pode gerar multa, podendo configurar crime sob pena de até quatro anos de detenção. A multa pode variar de R$80 a R$80 milhões.
Para evitar que a cultura das queimadas vá adiante, a Sema recomenda que seja feita limpeza regular dos terrenos e que o lixo seja descartado corretamente.
A população pode informar as ocorrências de queimadas ilegais através dos telefones: 0800-647-1320 e 98423-4092 (WhatsApp) ou 193 (Corpo de Bombeiros).
FONTE: ASSESSORIA COMDECOM
Add Comment