O Governo de Rondônia tem promovido um novo tempo para a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). Em todo o Estado, uma verdadeira reestruturação física e administrativa tem acontecido, um exemplo é Escritório Local da Emater em Espigão D’Oeste, localizado em uma das principais vis da cidade.
Nos últimos dias, foi feita a adequação da garagem e do telhado, sanando antigos problemas de infiltração, reparos gerais, incluindo a parte de instalação elétrica e a pintura de todo o prédio. “Por determinação do governador Marcos Rocha, temos trabalhado na renovação da Emater. Ao assumirmos, elencamos algumas prioridades e a primeira foi colocar a nossa frota, que estava 86% parada, para funcionar e também fizemos um planejamento para a reestruturação dos nossos escritórios”, ressaltou o presidente da Emater, Luciano Brandão.
Em recente visita ao escritório da Emater do município, Luciano destacou ainda a aquisição de 500 equipamentos de informática, em especial notebooks, para atender todos os extensionistas do Estado e a inclusão no orçamento de recursos para manter a frota da Emater e custear o combustível. O presidente da autarquia, solicitou a aquisição de aparelhos de ar condicionado e anunciou que em breve deve ser feita a substituição dos móveis do escritório da Entidade.
No município, apenas nos primeiros três meses de 2021, já são mais de 165 produtores diretamente assistidos pela Emater. São 111 propriedades atendidas com bovinocultura leiteira, 40 propriedades com bovinocultura de corte e 35 propriedades com piscicultura. Também contam com a assistência da Emater, 14 agroindústrias, em que se destacam avicultura, produção de café artesanal, mandioca processada e congelada, polpa de frutas, panificação, doces e olerícolas. Somando os atendimentos eventuais, o escritório local permitiu à Emater atender mais de 400 produtores de Espigão D’Oeste até o momento.
“No Território Rio Machado, esta primeira ação de reestruturação aconteceu no escritório de Espigão e estamos muito contentes e agora, ainda da mais motivados, marca um novo momento da Emater. Era um pedido antigo nosso, dos servidores e também dos produtores rurais, por um espaço mais estruturado para o atendimento e a prestação dos serviços”, ressalta a gerente local da Emater, Cristiane Abid Mundim Almeida.
Além de toda a reforma, o escritório da Emater recebeu neste ano, um veículo novo para fortalecer as ações de atendimento aos produtores. O veículo garante maior agilidade nos serviços prestados à agricultura familiar.
Durante a pandemia, os atendimentos feitos pela equipe da Emater, tem seguido as orientações dos decretos estaduais e toda a equipe está priorizando o atendimento remoto ou presencial por meio de agendamento prévio, evitando aglomerações.
O contato com os produtores acontece via aplicativos de mensagens e também pelo telefone do escritório: (69) 3481-2530. Reuniões virtuais entre a equipe e com produtores rurais também tem sido realizadas.
FONTE: SECOM/RO
Add Comment