Moradores de Porto Velho terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a vida do Marechal Cândido da Silva Rondon através de fotografias e de frases por ele citadas, que estarão na exposição que será realizada hoje dia 5 no Porto Velho Shopping. O evento é promovido pelo governo de Rondônia em parceria com os Correios, Porto Velho Shopping e 17ª Brigada de Infantaria de Selva.
O material fotográfico será exposto em tapumes em pontos estratégicos do shopping. “Vamos apresentar o DNA de quem vive em Rondônia”, declarou o curador da exposição, professor e historiador Aleks Palitot. As fotos e frases foram coletadas do livro escrito por Esther de Viveiros, Rondon conta sua vida, obra que ele mesmo pormenorizou para a escritora. “Foi preciso um trabalho de arqueologia para selecionar cada peça da exposição”, explica o professor. Para ele é preciso que se compreenda que Rondon não foi apenas o responsável pela linha telegráfica que ligou Rondônia a todo o Brasil, mas que o trabalho dele foi fundamental para a nação.
Descendente de índios da tribo Bororo, de Mato Grosso, o Marechal Rondon conseguiu se aproximar e interagir com os povos indígenas sem confrontos, desenvolvendo a primeira política indígena brasileira. Mas sua ação não se restringiu a Amazônia, atuou de Norte a Sul do país, como em Santa Catarina e em Roraima, lembra Palitot. “Tudo que fez foi com patriotismo e muito amor”.
O legado deixado por Rondon fez dele um ícone da comunicação, mesmo quando não se tinha ideia do que seria isso. Uma prova de que ele andava a frente do seu tempo. “No seu tempo, Rondon levou a modernidade para a floresta com equipamentos que então eram de última geração e que sequer era encontrada no Brasil. Na época, operadores dos equipamentos foram fazer curso nos Estados Unidos”, ressalta Palitot.
Em maio, comemora-se o 150º aniversário de nascimento de Rondon, mas no dia 1º de janeiro deste ano foi o primeiro centenário da ligação das linhas telegráficas de Santo Antônio com Cuiabá, no Mato Grosso. Em celebração ao feito, a localidade de Santo Antônio vai ter um memorial em homenagem a Rondon, previsto par ser inaugurado no final deste ano.
“Morrer se preciso, matar nunca”. A frase celebre de Rondon é uma das muitas que estarão expostas no shopping. Onde muitos adjetivos dados ao desbravador também estão anotados. Para o professor Aleks Palitot é um momento importante para a população conhecer uma das personalidades mais importantes que esteve em Rondônia e que fez muitas coisas por ela. Personagens como Ruy Barbosa, o presidente americano Theodore Roosevelt, os irmãos Villas Boas estão entre os que Rondon trouxe a Rondônia.
HOMENAGEM
Nesta terça-feira (5), dia em que se comemora 150 anos de marechal Rondon, o governo de Rondônia em parceira com os Correios, Porto Velho Shopping e 17ª Brigada de Infantaria e Selva realiza a abertura de uma exposição sobre Rondon e o lançamento do selo comemorativo. O evento, que será às 16h, no Porto Velho Shopping, é gratuito e aberto à população. A exposição terá inicio hoje dia 5 e ficara aberta ate dia 20 de maio.
Fonte: SESDEC
Add Comment