A jornalista Rafaela Santos, de 32 anos, que mora há um em Portugal com o marido, ficou sabendo do saque emergencial do FGTS, liberado pelo governo, e resolveu sacar o dinheiro. No entanto, quando fez o login do aplicativo Caixa Tem percebeu que sua conta havia sido fraudada.
— Eles cadastraram um e-mail que não é meu e conseguiram movimentar o dinheiro pela conta digital, antes da data para saque. Levaram R$ 1 mil e deixaram apenas R$ 45. Queria saber como esse sistema é tão falho que permite que outra pessoa tenha acesso à minha conta de maneira tão fácil! — desabafou.
A mãe de Rafaela, sua representante legal no Brasil, chegou a ir a uma agência do banco e prestar queixa na polícia, ma s ainda não obteve retorno.
Seu marido, Felipe Hanower, também foi vítima dos golpistas. No caso dele, porém, os bandidos rasparam a conta e deixaram-na zerada. Após entrar com recurso em uma agência de Ipanema, teve a sua solicitação negada. No documento de resposta, o gerente comunicou que “não há indicativo para ressarcimento dos valores constestados”.
Sobre o caso, a Caixa respondeu que não pode se posicionar por uma questão de “sigilo bancário”. Em nota, afirmou que, para conter as ações dos fraudadores, utiliza validação digital de dados dos clientes em bases internas e externas; validação documental por imagem; monitoramento de cadastros; monitoramento de transações; além de atuar junto à Polícia Federal para investigar atuações de quadrilhas.
Também disse que “pedidos de contestações de saque podem ser solicitados a qualquer momento pelos clientes em agência da Caixa, portando CPF e documento de identificação, e que os processos são analisados com a máxima celeridade, em virtude da necessidade imposta pela situação de emergência em que o país se encontra. Os resultados das análises são repassados diretamente aos interessados. No caso de negativa do pedido, poderá ser solicitada a reanálise na agência”.
Confira cuidados para proteger sua conta do Caixa Tem:
✅ Não forneça senhas ou outros dados de acesso em outros sites ou aplicativos.
✅ O cliente deve estar sempre atento a qualquer atividade e situação não usual e, principalmente, não clicar em links recebidos por SMS, WhatsApp ou redes sociais para acesso a contas e valores a receber.
✅ Desconfiar de informações sensacionalistas e de “oportunidades imperdíveis”.
✅ Links suspeitos podem levar à instalação de programas espiões, que podem ficar ocultos no celular ou computador, coletando informações de navegação e dados do usuário.
✅ Utilizar sempre navegadores e softwares de antivírus atualizados.
✅ A Caixa jamais pede senha e assinatura eletrônica numa mesma página, sendo a assinatura digitada somente por meio da imagem do teclado virtual.
✅ A Caixa não envia SMS com link e só envia e-mails se o cliente autorizar.
FONTE: EXTRA
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