Mobilização acontece na sexta-feira (16). Semusa confirma que todas as unidades de saúde da capital estão abastecidas com as doses e população será atendida das 7h30 às 17h30.
A Prefeitura de Porto Velho realiza na próxima sexta-feira (16) o “Dia D” de vacinação contra poliomelite, multivacinação e sarampo. A mobilização faz parte do Dia Nacional da Vacinação, que ocorre em todo país no dia 17 de outubro. As campanhas para imunizar crianças, jovens e adultos se estendem até 30 de outubro.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa):
- a campanha contra a poliomelite é direcionada a menores de cinco anos.
- no caso da multivacinação, que é quando o paciente tem a cardeneta de vacinação atualização, é para crianças e adolescentes menores de 14 anos.
- já a dose contra o sarampo tem como público-alvo adultos entre 20 e 49 anos.
A Semusa informou ainda que todas as unidades básicas de saúde da capital estão abastecidas com as doses e atenderá a população no Dia D das 7h30 às 17h30. Nos outros dias, a população pode ir a uma unidade de segunda a sexta-feira no mesmo horário.
Pais e responsáveis precisam levar o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), além da carteira de vacinação. Também é preciso usar máscara e obedecer o distanciamento social imposto por causa da pandemia do novo coronavírus.
Orgulho do Madeira
O Dia D também acontecerá na sexta no Residencial Orgulho do Madeira, das 8h às 13h. A Semusa explicou que a Divisão de Imuninização, junto dos síndicos do condomínio, está organizando os trabalhos para evitar aglomerações.
A mobilização acontecerá na Municipal Maria Francisca Jesus Gonçalves. Neste mesmo dia, outros serviços de saúde à comunidade serão disponibilizados, como assistência para diabéticos e hipertensos, além de consultas médicas e odontológicas.
Vacina contra a poliomielite
- A vacina é oferecida o ano inteiro em todos os postos de saúde.
- Uma criança deve tomar ao menos três doses da vacina para estar imunizada: 1ª dose aos 2 meses; 2ª dose aos 4 meses; 3ª dose aos 6 meses.
- Há um reforço da vacina aos 15 meses. Nesse reforço, são administradas duas gotinhas.
- O Ministério da Saúde realiza campanhas nacionais duas vezes ao ano. Mas a vacina pode ser aplicada a qualquer momento.
Vacina contra o Sarampo
- São necessárias duas doses para se proteger: quando a criança completa 12 meses e, a segunda, aos 15 meses.
- Durante a epidemia no ano passado, também passou a ser adotada a chamada dose zero, aplicada em crianças de com seis meses de idade.
- Adultos de qualquer idade que não possuem as duas doses também devem procurar os postos de saúde para regularizar a situação vacinal.
FONTE: G1/RO
Add Comment