Crianças vão assistir vídeos com simulações do céu em várias partes do planeta. Semed estuda formas de utilizar o espaço respeitando as normas de prevenção ao coronavírus
Um planetário móvel adquirido recentemente pela Prefeitura de Ariquemes (RO), no Vale do Jamari, deve ser utilizado no ensino da astronomia a alunos da rede de ensino do município. De acordo com a prefeitura, esse é o primeiro equipamento do tipo adquirido no estado e deve ser usado por pelo menos 28 escolas.
Conforme a Secretaria Municipal de Educação (Semed), o equipamento é importante para o ensino de noções da astronomia, já que permite fazer simulações com o céu de qualquer parte do planeta. O planetário também simula os movimentos celestes, de planetas, luas e estrelas.
Outra utilização possível da cápsula é a exibição de filmes de disciplinas diversas, segundo a secretaria responsável. O objetivo do planetário é despertar nos estudantes o interesse pela ciência e questionamentos sobre o universo.
O novo espaço, adquirido por R$ 118 mil, é climatizado e tem capacidade para até 40 pessoas. Dentro dele há um projetor com laser e amplificadores de som.
A Semed informou que estuda maneiras de utilizar o espaço respeitando as regras de distanciamento adotadas em virtude da pandemia de coronavírus.
FONTE: G1/RO
Add Comment