Produtora rural diz que oscilação na rede já queimou resfriador de leite e freezer na propriedade
Moradores de Seringueiras (RO), no Vale do Guaporé, estão reclamando sobre as constantes quedas de energia elétrica no município. Segundo eles, a Energisa Rondônia já foi acionada, mas o problema continua ocorrendo.
Ao G1, a agricultora Valdineia Gomes Lisboa Santos contou que até a geladeira não consegue funcionar durante o dia, pois a energia está chegando “fraca” em sua residência.
“O freezer também não consegue ligar, daí acaba perdendo carne, perdendo tudo. Não é só na minha casa, mas sim na região toda de Seringueiras. Até a bomba de água as pessoas nem conseguem usar na zona rural”, relata.
Ainda de acordo com a produtora rural, o resfriador de leite da propriedade queimou por causa da oscilação de energia.
“Perdemos bastante leite [após o resfriador estragar] e meu pai também queimou o motor do freezer nos últimos dias”, diz Valdineia, que mora na linha rural n° 41.
Resfriador de leite da família queimou em Seringueiras, RO — Foto: Valdineia Gomes/Arquivo Pessoal
O dentista Daniel Dallazem, morador da área urbana de Seringueiras, também reclama das quedas constantes de energia.
Segundo o profissional de odontologia, sua clínica já registrou vários prejuízos com a instabilidade na rede.
“Já tivemos alguns equipamentos queimados por causa dessa energia de péssima qualidade. Queda toda hora e a gente não consegue trabalhar. Teve dia que precisei desmarcar todos pacientes, pois não tinha como atender e a daí fica na insegurança, se marcamos a consulta de um paciente ou não. É bem difícil”, relata Dallazem.
Reclamações no sindicato
Várias reclamações, por escrito, chegaram ao Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais (STTR) de Seringueiras no fim do mês de agosto.
STTR de Seringueiras recebeu várias reclamações, por escrito, de moradores — Foto: Reprodução
O presidente do STTR, Heider Bomfim de Souza, afirma que a energia elétrica de Seringueiras é gerada pela termoelétrica de São Miguel do Guaporé (RO) — município vizinho.
“Seringueiras não tem Linhão e nem motor próprio de energia a diesel, como há em São Miguel, São Francisco e Costa Marques. Essas cidades com motores próprios não tem problema de queda. A Energisa tem que elaborar outra forma de distribuir energia aqui ou trazer um motor, pois não podemos esperar chegar o Linhão com essas constantes quedas. A cada 15 minutos a energia cai, não toca nem ar-condicionado. Até de noite começou a ter o mesmo problema”, conta Heider.
No fim do mês de agosto, o sindicato enviou um ofício à gerência da Energisa solicitando uma reunião com a empresa para tratar sobre o problema.
O que provoca oscilação na rede?
Procurada pela reportagem, a Energisa informou que, no caso de Seringueiras, o forte calor levou a região norte a bater o recorde de consumo de energia, e a falta de chuvas na região são desafios importantes para a geração de energia e a distribuição.
“A empresa está com várias equipes para identificar as causas e fazer intervenções paliativas até que a subestação entre em operação”.
Questionada sobre a solução de ajuste na rede elétrica da cidade, a concessionária informou que a solução definitiva será em novembro (quando a nova subestação ficará pronta em Seringueiras), mas a Energisa ressalta uma melhoria na rede local.
“Entre janeiro e agosto, o índice que mede a frequência e a duração das faltas de energia no município está muito melhor que no mesmo período do ano passado, com 30% menos tempo de interrupção no fornecimento que no ano passado”.
Sobre o Linhão, previsto para chegar à cidade em novembro, a empresa informou ter ocorrido um atraso na obra em função da demora na entrega de materiais decorrente da pandemia.
“Queremos atuar em parceria com a população de Seringueiras para atravessar esse momento difícil. Eles esperam há muitos anos por uma energia de qualidade e menos de dois anos depois de termos chegado ao estado, terão. Até lá, precisamos da colaboração de todos economizando energia e entrando em contato com a empresa por meio de nossos canais de atendimento para informar eventuais problemas”, ressalta a Energisa.
FONTE: G1/RO
Add Comment