De acordo com um estudo publicado no periódico Human Nature, risadas podem fazer pessoas se abrirem mais – ou seja, compartilhar histórias íntimas e segredos.
Para chegar a essas conclusões, pesquisadores da University College London recrutaram 122 voluntários e os dividiram em grupos de quatro pessoas. Todos assistiram um dos três vídeos: um stand up de um comendiante, um documentário sobre a natureza ou um vídeo sobre golfe. Os clipes deveriam, respectivamente, causar risadas, um humor agradável ou nada em particular.
Depois de ver os vídeos, os voluntários precisaram escrever um pouco sobre si mesmos. A ideia era que esse resumo seria usado para os apresentar a outros membros do grupo. Quem havia assistido o show de stand up compartilhou mais segredos, como ‘em janeiro me machuquei praticando pole dance’, ‘vivo com ratos’ e coisas assim.
Após analisar os resultados os pesquisadores passaram a encarar os risos como um ‘lubrificante social’. A risada ativa endorfinas e essa produção é conectada com a nossa habilidade de formar laços e fazer amigos. E, ao mesmo tempo, compartilhar segredos e se mostrar vulnerável, é uma forma de fazer novos amigos. Ou seja, risos e segredos são atalhos para a amizade.
Fonte: Galileu
Add Comment