No mês de julho deste ano, as vagas de emprego em Ji-Paraná chegaram a 63% a mais se comparado com o mesmo mês em 2019. Ao todo, 98 vagas foram abertas e 74 pessoas ocuparam os postos de trabalho, enquanto que no mesmo período do ano passado, 64 pontos de trabalho foram abertos e apenas dez pessoas empregadas
A taxa de empregabilidade saltou de 15%, em 2019, para 73,5% neste ano. A maioria das contratações ocorreu nos setores da indústria (40%), alimentação (40%) e construção civil (20%), em julho de 2020.
Os gráficos que apontam os registros favoráveis ao emprego foram apresentados à imprensa local esta semana, pela gerente do Sistema Nacional de Emprego do Governo de Rondônia (Sine/RO) local, Andreia Bastos. Até o dia 4 de agosto, outras 41 vagas em diversas áreas foram disponibilizadas e 50% já haviam sido preenchidas.
Em julho, as contratações no ramo alimentício atenderam às demandas de restaurantes e refeitórios de empresas e indústrias. Negócios industriais como os frigoríficos, por exemplo, se igualaram no percentual de contratos firmados com colaboradores. Por fim, a construção civil, arrematou os 20% das vagas ofertadas nas mais diversas funções, incluindo engenheiros.
O atendimento e encaminhamento ao emprego pelo Sine/RO em Ji-Paraná segue virtual durante a pandemia
A abertura e instalação de novas pequenas e grandes empresas na cidade, são fatores decisivos para abertura de novos postos de trabalho. “Dentre os nossos encaminhamentos de mão de obra qualificada citamos duas novas empresas de energia solar, uma de grande porte radicada no Maranhão e até mesmo uma multinacional”, pontua Andreia Bastos.
Add Comment