Reportagem do Washington Post confirmou ação militar para eliminar Abdul Reza Shahlai no Iêmen
No mesmo dia em que um drone americano matou o general Qasem Soleimani, os Estados Unidos lançaram um outro ataque aéreo com objetivo de eliminar Abdul Reza Shahlai, militar da Força Quds da Guarda Revolucionária do Irã. A ação realizada no território do Iêmen, no entanto, fracassou.
As informações sobre a operação foram relevadas na tarde desta sexta-feira (10) pelo jornal The Washington Post. As emissoras CNN e ABC também confirmaram com fontes do governo americano esta mesma informação.
O Washington Post consultou quatro autoridades americanas – com acesso a informações sobre este tipo de operação – que confirmaram a tentativa de matar Abdul Reza Shahlai, classificado como um “financiador e comandante-chave” da Força Quds de elite do Irã mas que opera no Iêmen.
De acordo com o jornal, autoridades do Pentágono e comandos militares na Flórida estavam monitorando os dois ataques. O plano seria fazer um anúncio único sobre o resultado destas duas ações – se ambas fossem bem-sucedidas.
No mês passado, o Departamento de Estado americano ofereceu uma recompensa de US$ 15 milhões por informações que levasse a Shahlai. Um cartaz divulgado pelo governo informa que Shahlai vive no Iêmen e tem “uma longa história de envolvimento em ataques contra os EUA” e seus aliados.
A porta-voz do Pentágono, comandante Rebecca Rebarich, afirmou que “não faz comentários sobre supostas operações no Iêmen” em resposta a questionamentos da imprensa.
FONTE: ÉPOCA
Add Comment