O governador reeleito Confúcio Moura (PMDB) foi diplomado na noite desta quarta-feira (17), durante solenidade realizada no auditório da Faculdade Unopar, em Porto Velho, assim como os demais candidatos eleitos nas eleições de outubro, e seus suplentes. Daniel Pereira foi diplomado vice-governador.
Durante a cerimônia, o Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) declarou oficialmente, ao entregar o diploma, quem são o governador, o vice-governador, o senador e os deputados federais e estaduais habilitados a exercer o mandato. A diplomação representa a última etapa do processo eleitoral.
O presidente da Corte eleitoral, desembargador Péricles Moreira Chagas, abriu a solenidade e destacou o alto índice de abstenção dos eleitores, além dos votos brancos e nulos.
Confúcio fez um discurso de aproximadamente 12 minutos e saudou familiares, esposa e concorrentes. Disse que nunca imaginou que um dia seria governador e comentou sobre a Operação Plateias, deflagrada em novembro deste ano.
“Eu creio que esse trabalho de combate à corrupção é muito bom e proveitoso. O que houve realmente são apurações. Muitos membros do nosso governo passado estão a prestar contas aos órgãos de controle, e eles têm amplo direito de defesa no tempo certo. Se forem culpados serão punidos. A população teve essa confiança, lá na frente as apurações se esclarecem e tudo será dirimido pela população”, disse.
O governador ainda destacou outros governos que passaram por operações e conseguiram se eleger. “Assim foi com o governo de Goiás, que teve acusações nacionais, mas logo foi inocentado e foi à reeleição, ganhando no 1º turno com 70% dos votos. Assim, tantos outros como o governador Alckmin que também padeceu das mesmas denúncias”, comentou.
Fonte: G1 Rondonia
Add Comment