Mundo

Carlos Mesa anuncia nova candidatura para eleições na Bolívia

Em comunicado à imprensa durante a Cúpula do Clima, ele disse esperar ser recompensado pela ‘fraude’ que o prejudicou no pleito de outubro

O ex-presidente da Bolívia, Carlos Mesa, anunciou nesta terça-feira (3) sua candidatura para as eleições presidenciais em seu país após a renúncia de Evo Morales, e disse esperar ser recompensado pela “fraude” que o prejudicou no pleito de outubro.

“Sim, sim, serei candidato nas próximas eleições”, disse Mesa, em um breve comunicado à imprensa durante a Cúpula do Clima (COP25), em Madri.

“Espero ter um resultado que me recupere do roubo de que fui vítima” nas eleições de 20 de outubro, acrescentou o líder da aliança Comunidade Cidadã.

Mesa insistiu na “fraude” da qual ele disse ter sido vítima de Morales: “ele nos roubou o segundo turno”.

A apuração dos votos apontou para um segundo turno entre Morales e Mesa. Mas a transmissão de dados parou na noite do próprio dia 20 de outubro e, na retomada da contagem na manhã seguinte, houve uma súbita mudança de panorama, dando a vitória ao então presidente ainda no primeiro turno.

Mesa, que presidiu o país entre 2003 e 2005, disse esperar que as próximas eleições sejam realizadas “provavelmente em março ou abril do próximo ano”.

Questionado sobre possíveis violações de direitos humanos pelas Forças Armadas e segurança em protestos nas últimas semanas, ele considerou se tratar de “uma questão muito complexa”.

FONTE: EFE

FRNEWS TV: SENAR- Nosso Agro | Gestão do rebanho e sucessão familiar na Estância Mina Azul

PARCERIA

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E ACESSE NOSSO APLICATIVO NA NUVEM

COLUNISTAS

Acesse nossa Página do Facebook

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

  • Coluna Teia Digital por Silvio Persivo – Mercado reage à pesquisas eleitorais

    ABERTURA DA 3ª EXPOTURISMO RONDÔNIA 2026 A  abertura, em Porto Velho, da 3ª Expo Turismo Rondônia 2026 foi realizada nesta quinta-feira (8) no Complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré. A solenidade de abertura dirigida pelo do vice-presidente da Fecomércio-RO, Pedro Jucá de Oliveira, teve a participação do vice-governador de Rondônia, Sérgio Gonçalves; do superintendente […]