Videos

4º episódio da série é sobre “Amazônia em símbolos – Mulheres e a identidade amazônica”

Em sua penúltima semana de exibição on-line, o “Festival Delas – O que é que a Caboca tem?” vai falar sobre os símbolos da Amazônia e como a floresta está diretamente ligada à identidade delas, as mulheres amazônidas, que nasceram ou vieram de outros lugares para escrever suas histórias aqui. O episódio vai ao ar às 19h30, gratuitamente, pelo canal no Youtube www.youtube.com/emillisousa .

A empreendedora cultural Emilli Sousa, apresentadora do projeto, receberá para o bate-papo a educadora Benedita Nascimento, a arquiteta Carla Tames, a artista plástica Fabíola Rocha e a folclorista Luciane Lopes. O quarto episódio do Festival Delas também contará com a exibição de um recorte do documentário “Festa do Divino”, que teve produção executiva da cineasta Raíssa Dourado e a apresentação da quadrilha junina Rádio Farol.

Assista aos episódios anteriores

1º – Mulher na história da Amazônia: https://youtu.be/NlMZuJci6Kk

2º – Mulher Indígena – Identidade, visibilidade e território: https://youtu.be/U0JSA_i-jyw

3º – Negritude da mulher amazônida: https://www.youtube.com/emillisousa

Para a apresentadora, este episódio está especial e recheado de informação. “Ao longo do festival conseguimos criar diálogos importantíssimos para o público e este é mais um deles. Vamos dar visibilidade à renovação da linguagem artística promovida pelas mulheres e seus impactos para o entendimento do espaço amazônico”, destaca Emilli.

Sobre as convidadas

BENEDITA NASCIMENTO – Educadora
Bacharel em história, pós-graduada em Gestão pública na área de políticas públicas e projetos sociais. Ativista feminista do Fórum Popular de Mulheres – Levante feminista contra o feminicídio. Articuladora do movimento articulado de mulheres da Amazônia – MAMA. Coordenadora e produtora do projeto “Canta Mulher”.

CARLA TAMES – Arquiteta
Graduada em arquitetura e urbanismo pela Universidade Federal do Mato Grosso – UFMT. Professora e coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo das Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA, pesquisadora da iconografia de Rondônia.

LUCIANE LOPES – Folclorista
Artista popular que trabalha com quadrilhas juninas que se apresentam nas festas folclóricas da região . Atua como coreógrafa, artesã e figurinista.

FABÍOLA ROCHA – Artista plástica
Mulher amazônida, paraense. Arquiteta e artesã. Trabalha com cerâmica há mais de 7 anos. É uma especialista em criações de figuras religiosas como anjos e santos que refletem sua origem, crença e personalidade.

RAÍSSA DOURADO – Cineasta
Realizadora audiovisual. Desenvolve trabalhos, filmes e oficinas com comunidades indígenas e ribeirinhas. Produziu filmes em Rondônia como “Vozes da Memória”. Premiada em editais de audiovisual e artes visuais pelo Brasil. Co-produziu o longa metragem “O Divino Guaporé” , dirigiu o episódio Rondônia da websérie “Manual 2022” e fez parte da produção e fotografia da série de TV “A Terceira Era do Espírito Santo: a fé, a festa e a utopia”.

Realização

O projeto foi contemplado pelo Edital nº 32/2021/SEJUCEL-CODEC – 2ª Edição Pacaás Novos – Prêmio para Difusão de Festivais Mostras e Feiras Artísticos-Culturais pela Lei Federal 14.017/2020 Aldir Blanc.

AUTOR: EMLLI SOUSA –  FONTE: ASSESSORIA

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

DIRETO DE ROLIM

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

PARCEIROS

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
pt_BRPortuguese