Teia Digital

3º Simpósio manejo sustentável de pastagens em Rondônia – Por Sílvio Persivo

Faça alguma coisa sem apenas reclamar. “Então, conserte o que você pode consertar e pare de falar coisas que fazem você se sentir fraco, e então saberá o que fazer depois” (Jordan Peterson).

3º SIMPÓSIO MANEJO SUSTENTÁVEL DE PASTAGENS EM RONDÔNIA

O Centro de Treinamento da Emater (Centrer-RO) recebeu na quarta-feira (28), cerca de 150 pessoas entre técnicos, extensionistas, acadêmicos e interessados no assunto para discutir as pastagens de Rondônia. A abertura contou com o corpo diretivo da Emater-RO que incentiva a discussão e introdução de técnicas que promovam a melhoria da capacidade de produção de forrageiras e da qualidade dos alimentos ofertados pelo estado. O 3º Simpósio Manejo Sustentável de Pastagens em Rondônia (Simspro) seguiu até hoje, sexta-feira (30) com palestras proferidas por doutores e especialistas nas diversas áreas do segmento. A primeira palestra foi realizada logo após a abertura. O pesquisador da Embrapa-RO, doutor em ciência animal e pastagens Pedro Gomes da Cruz, apresentou um cenário da pecuária bovina no estado de Rondônia. Segundo Dr. Pedro, Rondônia vive hoje a geração de exportação, é o 5º maior exportador de carne do país e abastece mercados como China, Egito e Rússia, entre outros. Com cerca de 14 milhões de cabeças (Idaron/2017), o rebanho bovino rondoniense vem ganhando força. Os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que a região Norte foi “a região que mais aumentou a participação na composição do rebanho nacional, saindo de 14% para 22%”, alavancada por Rondônia e Pará.

ABERTURA DA SEMANA DO SAMBA

Hoje, sexta-feira (30), o sambista carioca Marquinho Sathan abrirá a Semana do Samba, às 20h30, no Mercado Cultural de Porto Velho. Participam ainda do show o grupo Doce Melodia e o sambista Walber do Cavaco. O evento contará também com a participação especial de Ernesto Melo, Itaian Garrett, Harllen Ronald, Elias Neves e Waldison Pinheiro. A Semana do Samba é produzida pelo sambista Beto Cézar, com apoio da Fundação de Cultura do Município (Funcultural).

RETALHOS DE ÁGUA

Nesta sexta-feira também o professor e poeta pernambucano de Rondônia, Eduardo Martins, lança, pela Editora Temática, o seu livro “Retalhos de Àgua”, no Auditório da UAB, no Campus da Unir, às 16:30 horas. Eduardo Martins dispensa maiores comentários por sua trajetória intelectual e carreira na nossa maior universidade.

MORTALIDADE INFANTIL DE RONDÔNIA É A 3ª MAIS ALTA DO PAÍS

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgando que Rondônia teve, em 2017, 19,6 mortes de bebês para cada mil nascimentos.  É a terceira maior taxa de mortalidade infantil entre os estados brasileiros. O índice estadual representa 6,8 óbitos a mais que a média do Brasil, que foi de 12,8 óbitos. De acordo com o IBGE, pior do que  Rondônia apenas o Maranhão (20,3 óbitos) e Amapá (23,0 óbitos). O Espírito Santo é o estado que apresenta a menor mortalidade infantil, com 8,4 óbitos para cada 1.000 nascimentos, seguido de Santa Catarina, com 8,9 óbitos.

I FÓRUM ESTADUAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Entre os dias 4 e 6 de dezembro, em Porto Velho, acontece o I Fórum Estadual da Pessoa com Deficiência. A abertura será às 18h, no Hotel Accordes, com uma palestra sobre educação inclusiva. A programação ainda inclui debates sobre cultura e esporte, o mercado de trabalho, Benefício de Prestação Continuada (BPV), saúde da pessoa com deficiência e a fomentação dos conselhos municipais. O evento é direcionado para deficientes e associações representativas, representantes dos Centros de Referência a Assistência Social (Cras), do de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), dos conselhos municipais, das secretarias de saúde e educação e toda a sociedade civil e promovido pela Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas).

CÚPULA DO G-20 TEME NOVA CRISE MUNDIAL

O presidente da Argentina, Mauricio Macri, no discurso de abertura do G20 nesta sexta-feira (30) afirmou que os “desafios globais” pelos quais os países estão passando requerem “soluções globais”. “Quero pedir-lhes que atuemos com o mesmo senso de urgência que na cúpula de 2008”, afirmou diante dos líderes dos diversos países participantes. O encontro de líderes do G20 completou 10 anos nesta edição. A primeira aconteceu em 2008, em meio às preocupações causadas pela crise financeira iniciada no mercado imobiliário norte-americano. A Argentina recebe o evento em meio a tentativas de conter a crise financeira que está enfrentando, que levou o país a pedir socorro novamente ao Fundo Monetário Internacional (FMI). O presidente argentino também destacou que o país nunca recebeu “tantos líderes ao mesmo tempo, é histórico”, inclusive o presidente Temer esteve presente. Macri destacou o fato de ser a primeira cúpula na América do Sul. E, no próximo ano, a cúpula será realizada no Brasil. Um dos receios manifestados fortemente no encontro foi a possibilidade de uma nova crise apontada por muitos especialistas.

AUTOR: SÍLVIO PERSIVO –  COLUNISTA TEIA DIGITAL

PROFESSOR, JORNALISTA E ECONOMISTA

FRNEWS TV: Intercâmbio técnico fortalece parceria entre SENAR Rondônia e SENAR Mato Grosso

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E ACESSE NOSSO APLICATIVO NA NUVEM

COLUNISTAS

PUBLICIDADE

Acesse nossa Página do Facebook

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

  • Coluna Teia Digita: Micro e Pequenas empresas exige mudanças para enfrentar 2027 – Por Silvio Persivo

    Que nem promessa de político depois das eleições. “Estou tentando escrever uma autobiografia. Mas, não me lembro nem de ontem” (Keith Richard). BANCOS DE RONDÔNIA SUSPENDERAM ATENDIMENTO PRESENCIAL NA QUINTA-FEIRA Os bancários de Rondônia, que reivindicam reajuste salarial, mudanças nos benefícios, entre eles o vale-alimentação, e manutenção dos postos de trabalho, deixaram as agências bancárias […]