Faça alguma coisa sem apenas reclamar. “Então, conserte o que você pode consertar e pare de falar coisas que fazem você se sentir fraco, e então saberá o que fazer depois” (Jordan Peterson).
3º SIMPÓSIO MANEJO SUSTENTÁVEL DE PASTAGENS EM RONDÔNIA
O Centro de Treinamento da Emater (Centrer-RO) recebeu na quarta-feira (28), cerca de 150 pessoas entre técnicos, extensionistas, acadêmicos e interessados no assunto para discutir as pastagens de Rondônia. A abertura contou com o corpo diretivo da Emater-RO que incentiva a discussão e introdução de técnicas que promovam a melhoria da capacidade de produção de forrageiras e da qualidade dos alimentos ofertados pelo estado. O 3º Simpósio Manejo Sustentável de Pastagens em Rondônia (Simspro) seguiu até hoje, sexta-feira (30) com palestras proferidas por doutores e especialistas nas diversas áreas do segmento. A primeira palestra foi realizada logo após a abertura. O pesquisador da Embrapa-RO, doutor em ciência animal e pastagens Pedro Gomes da Cruz, apresentou um cenário da pecuária bovina no estado de Rondônia. Segundo Dr. Pedro, Rondônia vive hoje a geração de exportação, é o 5º maior exportador de carne do país e abastece mercados como China, Egito e Rússia, entre outros. Com cerca de 14 milhões de cabeças (Idaron/2017), o rebanho bovino rondoniense vem ganhando força. Os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que a região Norte foi “a região que mais aumentou a participação na composição do rebanho nacional, saindo de 14% para 22%”, alavancada por Rondônia e Pará.
ABERTURA DA SEMANA DO SAMBA
Hoje, sexta-feira (30), o sambista carioca Marquinho Sathan abrirá a Semana do Samba, às 20h30, no Mercado Cultural de Porto Velho. Participam ainda do show o grupo Doce Melodia e o sambista Walber do Cavaco. O evento contará também com a participação especial de Ernesto Melo, Itaian Garrett, Harllen Ronald, Elias Neves e Waldison Pinheiro. A Semana do Samba é produzida pelo sambista Beto Cézar, com apoio da Fundação de Cultura do Município (Funcultural).
RETALHOS DE ÁGUA
Nesta sexta-feira também o professor e poeta pernambucano de Rondônia, Eduardo Martins, lança, pela Editora Temática, o seu livro “Retalhos de Àgua”, no Auditório da UAB, no Campus da Unir, às 16:30 horas. Eduardo Martins dispensa maiores comentários por sua trajetória intelectual e carreira na nossa maior universidade.
MORTALIDADE INFANTIL DE RONDÔNIA É A 3ª MAIS ALTA DO PAÍS
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgando que Rondônia teve, em 2017, 19,6 mortes de bebês para cada mil nascimentos. É a terceira maior taxa de mortalidade infantil entre os estados brasileiros. O índice estadual representa 6,8 óbitos a mais que a média do Brasil, que foi de 12,8 óbitos. De acordo com o IBGE, pior do que Rondônia apenas o Maranhão (20,3 óbitos) e Amapá (23,0 óbitos). O Espírito Santo é o estado que apresenta a menor mortalidade infantil, com 8,4 óbitos para cada 1.000 nascimentos, seguido de Santa Catarina, com 8,9 óbitos.
I FÓRUM ESTADUAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
Entre os dias 4 e 6 de dezembro, em Porto Velho, acontece o I Fórum Estadual da Pessoa com Deficiência. A abertura será às 18h, no Hotel Accordes, com uma palestra sobre educação inclusiva. A programação ainda inclui debates sobre cultura e esporte, o mercado de trabalho, Benefício de Prestação Continuada (BPV), saúde da pessoa com deficiência e a fomentação dos conselhos municipais. O evento é direcionado para deficientes e associações representativas, representantes dos Centros de Referência a Assistência Social (Cras), do de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), dos conselhos municipais, das secretarias de saúde e educação e toda a sociedade civil e promovido pela Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas).
CÚPULA DO G-20 TEME NOVA CRISE MUNDIAL
O presidente da Argentina, Mauricio Macri, no discurso de abertura do G20 nesta sexta-feira (30) afirmou que os “desafios globais” pelos quais os países estão passando requerem “soluções globais”. “Quero pedir-lhes que atuemos com o mesmo senso de urgência que na cúpula de 2008”, afirmou diante dos líderes dos diversos países participantes. O encontro de líderes do G20 completou 10 anos nesta edição. A primeira aconteceu em 2008, em meio às preocupações causadas pela crise financeira iniciada no mercado imobiliário norte-americano. A Argentina recebe o evento em meio a tentativas de conter a crise financeira que está enfrentando, que levou o país a pedir socorro novamente ao Fundo Monetário Internacional (FMI). O presidente argentino também destacou que o país nunca recebeu “tantos líderes ao mesmo tempo, é histórico”, inclusive o presidente Temer esteve presente. Macri destacou o fato de ser a primeira cúpula na América do Sul. E, no próximo ano, a cúpula será realizada no Brasil. Um dos receios manifestados fortemente no encontro foi a possibilidade de uma nova crise apontada por muitos especialistas.
AUTOR: SÍLVIO PERSIVO – COLUNISTA TEIA DIGITAL
PROFESSOR, JORNALISTA E ECONOMISTA
Add Comment