Pesquisa aponta consolidação de lideranças políticas em Rondônia
Com o fim da eleição de 2024, e a diplomação dos eleitos, as atenções agora se voltam para 2026, que terá um alto grau de importância política para o País por conta da disputa presidencial.
Em Rondônia, vários candidatos eleitos e não eleitos começam a pensar em suas pré-candidaturas, e numa possível mudança de partido. O certo é que vários desses pretensos candidatos vêm forte para a disputa.
O Instituto Brasil Dados já está percorrendo o Estado e fazendo levantamentos preliminares sobre as intenções de voto dos candidatos a deputado estadual, deputado federal, Senador e Governador.
A pesquisa foi realizada em 25 municípios com 890 eleitores.
O objetivo é acompanhar passo a passo a evolução de todos esses políticos em seus municípios.
”Na primeira pesquisa, o instituto já aferiu as intenções de voto para o Senado e o resultado apontou a deputada Silvia Cristina como preferida para 2026.
Na pesquisa de hoje, os eleitores o pré-candidato de sua preferência, o resultado apontou os 62 principais nomes, com destaque para os parlamentares que já estão em cumprimento de mandato, ex-prefeitos, vereadores e ex-candidatos a prefeitos e a vereadores da eleição deste ano.
Se a eleição fosse hoje, segundo a pesquisa, o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, Marcelo Cruz (PRTB) seria o mais votado com 3,48% das intenções de voto, seguido de dos também deputados estaduais Ismael Crispim (MDB) (2,80%), Laerte Gomes (PSD) (2,69%), Ribeiro do Sinpol (PRD) (2,35%), Alan Queiroz (PODEMOS) e Cirone Deiró (UB), empatados com 2,24%.
Também com 2,24% vêm o vereador Negão do Isaú (UB), seguido do prefeito de Nova Mamoré. Marcélio Brasileiro (PL) e o deputado estadual Luizinho Goebel (PODEMOS), empatados com 2,02%, os prefeitos Jurandir Oliveira (Santa Luzia) e Paulo da Remap (PL) (Machadinho D´Oeste), e o vereador de Porto Velho, Everaldo Fogaça (PRD), empatados com 1,68%.
Na tabela abaixo, confira todos os nomes e percentuais de todos os pré-candidatos que aparecem na pesquisa e o total de eleitores indecisos.
FONTE: ASSESSORIA BRASIL DADOS
Add Comment